13º salário em 5 de abril abrange servidores, aposentados e pensionistas, com o intuito de injetar em torno de R$ 163 milhões na economia da cidade
Na última quarta-feira (5), antes da Páscoa, a Prefeitura de Curitiba decidiu antecipar aos servidores, aposentados e pensionistas o pagamento da primeira parcela do 13º salário. A medida beneficia mais de 45,9 mil pessoas e injeta em torno de R$ 163 milhões na economia da cidade.
13º salário em 5 de abril
De acordo com o prefeito Rafael Greca, a decisão de antecipar o 13º salário em 5 de abril reflete:
“Mais uma vez conseguimos antecipar o pagamento do 13º e isso só é possível porque Curitiba, de forma sustentável, mantém seu equilíbrio financeiro. Esse resultado é fruto de um grande esforço de toda a Prefeitura e da nossa gestão responsável desde 2017.”
Além disso, ele disse também que o pagamento movimenta a economia do município.
Pagamento
Sendo assim, a primeira parcela do 13º salário é paga sem os descontos, ou seja, ela corresponde a 50% do salário de servidores ou benefício de aposentados e pensionistas (considerado o valor bruto). Já os descontos sobre o total do benefício (primeira e segunda parcela) serão calculados quando a segunda parcela for paga, no fim do ano.
Recomendação da Smap
Por fim, a recomendação da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) aos servidores é para que utilizem os recursos de maneira responsável, depois de um planejamento da melhor forma de utilização dos recursos, de acordo com a necessidade de cada um.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Annie Spratt)