Início Cultura 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro: confira a programação

28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro: confira a programação

por Plataforma dos Municípios
Festival de Cinema de Vitória

28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro será gratuito e presencial e ocorre até este sábado (25), no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi, e no Cine Metrópolis (Ufes)

Termina neste sábado (25) o 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro. O evento está sendo realizado no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis (Ufes), na cidade de Vitória. A mostra de filmes marca a volta ao formato presencial de um dos mais tradicionais festivais do cinema brasileiro e um dos mais expressivos eventos de cultura do Espírito Santo. Toda programação é gratuita.

28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro

Após dois anos ocorrendo em várias telas, o Festival retorna com uma edição especial, que apresenta um desdobramento da primeira parte do evento, realizada online em novembro de 2021. Na programação, estão os filmes exibidos nas mostras competitivas e premiados com o Troféu Vitória, a pré-estreia de longas-metragens, três sessões especiais com filmes convidados, o lançamento da edição física do Caderno da Homenageada Nacional Marcélia Cartaxo, e do Caderno da Homenageada Capixaba Margarete Taqueti, além de oitos oficinas com foco nas diversas etapas da produção audiovisual.

Filmes premiados

A programação está intensa e abrange um recorte potente da produção contemporânea audiovisual brasileira. O evento contou desde a abertura, na terça-feira (21), com curtas e longas-metragens, premiados com o Troféu Vitória e que foram exibidos na edição virtual do 28º FCV.

Na programação, os filmes vencedores das 11ª Mostras Competitivas do festival e do Prêmio Especial da ABD. Entre as produções desta edição, estão:

  • Prata, de Lucas Melo, Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Técnico) da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas;
  • Mirador, de Bruno Costa, Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Popular) na 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas;
  • O Peixe, de Natasha Jascalevich, Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Técnico e Popular) na 6ª Mostra Mulheres no Cinema;
  • e Quimera, de Luísa Costa Miranda, Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Popular) na 10ª Mostra Foco Capixaba.

Debates

Comandado pelo jornalista e crítico de cinema Filippo Pitanga, os debates com os realizadores das exibições de curtas-metragens premiados ocorrem logo após as sessões, que têm início às 15 horas e acontecem, no Centro Cultural Sesc Glória. Já o bate-papo com os diretores dos longas-metragens premiados será no sábado (25), às 10 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi.

Filmes convidados

O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro vai exibir três longas-metragens convidados, que foram exibidos fora de competição na edição online do festival. As Sessões Especiais começaram ontem (23), com a exibição do longa-metragem A Matéria Noturna, de Bernard Lessa. Amanhã (24), será exibido o documentário Limiar, de Coraci Ruiz. E encerrando as exibições, no sábado (25), Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem, de Natara Ney. Todas as exibições acontecerão às 15 horas, no Centro Cultural Sesc Glória.

Homenagens

Por fim, o 28º Festival de Cinema de Vitória terá os lançamentos das edições impressas dos Cadernos das Homenageadas durante as coletivas.

O lançamento do Caderno da Homenageada Capixaba: Margarete Taqueti ocorreu na quarta-feira (22). Já o lançamento do Caderno da Homenageada Nacional: Marcélia Cartaxo, foi ontem (23), no Hotel Senac Ilha do Boi.

Confira neste link a programação completa.

*Foto: Reprodução

Postagens relacionadas