Estudo da Agências & Anunciantes deste ano apontou que o laboratório está em segundo lugar no ranking, atrás apenas da Gennoma Lab
A empresa farmacêutica Hypera Pharma (ex-Hypermarcas) ficou em segundo lugar na pesquisa que apresenta os maiores anunciantes do país. Em primeiro lugar ficou a Gennoma Lab e em terceiro, a Unilever. O estudo foi realizado pela Agências & Anunciantes e publicado pelo site Meio & Mensagem.
A Hypera foi a líder do mesmo estudo em 2017. No entanto, ela diminuiu o investimento para anúncios em 5% em 2018, num total de R$ 970 milhões. Já a Gennoma injetou capital no valor de R$ 1,1 bilhão em publicidade no mesmo período. Com isso, houve uma alta de 36% em relação a 2017. Em terceira posição no ranking, a Unilever aumentou seus recursos publicitários em 8%, com R$ 506 milhões investidos no ano passado.
Histórico das empresas
Fundada no México, a Gennoma Lab é uma multinacional presente em 19 países. Além do setor farmacêutico, ela também atuante na área de cosméticos. Entre os produtos mais conhecidos da empresa, estão: a marca de cuidados da pele e antiidade Cicatricure, e a linha de sabonetes Asepxia.
Desde 2017, a Hypermarcas atua no mercado sob o nome de Hypera Pharma e é uma empresa 100% nacional. Em 2018, a companhia passou por algumas dificuldades e contratou a assessoria do advogado Vitor Hallack. Ele atuou por dez anos à frente do conselho do grupo Camargo Corrêa.
Por sua expertise, Hallack foi chamado para assessorar juridicamente a gigante de medicamentos. No entanto, ele não possui cargo executivo na companhia.
Atualmente, a Hypera possui 50 marcas de produtos, divididos entre farmacêuticos e de beleza. Os mais conhecidos do grande público são: linha para dor muscular Gelol; além dos medicamentos Benegrip, Doril e Engov.
maiores anunciantes do país
A Agências & Anunciantes 2019 divulgou a lista das dez primeiras posições dos maiores anunciantes do país no ano passado:
- Genomma Lab – R$ 1,1 bilhão;
- Hypera Pharma – R$ 970 milhões;
- Unilever – R$ 506 milhões;
- Ultrafarma – R$ 457 milhões;
- Via Varejo – R$ 452 milhões;
- Ambev – R$ 446 milhões;
- Divcom Pharma – R$ 437 milhões;
- Claro – R$ 418 milhões;
- Telefónica – R$ 398 milhões;
- Caixa – R$ 378 milhões.
Empresa que mais investiu entre 2017 e 2018
No quesito empresa que mais investiu entre 2017 e 2018, ficou a B2W, que é dona da Submarino e das Lojas Americanas. Durante este período, a companhia ampliou seus investimentos publicitários em 65%. Ela figura entre as 20 posições dos maiores anunciantes do Brasil, mais precisamente no 17º lugar.
Como é feita a pesquisa
Para se chegar a esta classificação divulgada pelo Meio & Mensagem, foi utilizado como foco o cruzamento de dados do Monitor Evolution, da empresa Kantar Ibope, e do CENP-Meios. Juntos, eles solidificam o faturamento de 78 das maiores agências de publicidade.
Maiores agências que investiram em publicidade em 2018
O ranking da Agências & Anunciantes 2019 também preparou uma lista sobre as agências de propaganda que mais investiram em mídia no ano passado. Na primeira posição ficou a Y&R, pertencente ao grupo WPP, com R$ 1,3 bilhão. A agência é detentora das contas do Grupo Petrópolis, Vivo e da Via Varejo (que controla as empresas Ponto Frio e Casas Bahia).
Em segundo lugar ficou a My Agência (agência interna da Hypera Pharma), com R$ 970 milhões, assim como a companhia farmacêutica. Em seguida aparece a Ogilvy (também do grupo WPP), com R$ 844 milhões. Na quarta posição ficou a Africa (grupo Omnicom), com R$ 779 milhões e em última e em quinto, aparece a Artplan (Grupo Artplan), com R$ 750 milhões.
Fonte: Revista EXAME
*Foto: Divulgação / Hypera Pharma