Início Cultura 30º Festival Internacional Curta Cinema dependerá de financiamento coletivo

30º Festival Internacional Curta Cinema dependerá de financiamento coletivo

por Plataforma dos Municípios
30º festival internacional curta cinema dependerá de financiamento coletivo

Festival Internacional Curta Cinema captará recursos para a realização da 30ª edição por meio do site Benfeitoria

Para entreter os cinéfilos, atualmente está no ar a mostra virtual e festival Curta Quarentena. Então, a iniciativa reúne 268 curtas-metragens de até cinco minutos encontrados em casa por profissionais do setor audiovisual e criativos durante a pandemia.

Festival Internacional Curta Cinema

Todavia, o Festival Internacional Curta Cinema vai depender de um financiamento coletivo para viabilizar sua 30ª edição. Por meio de uma campanha no site Benfeitoria, o produtor Ailton Franco Jr., diretor e curador do evento, pede apoio para arrecadar os R$ 80 mil pagos para custear na primeira fase do projeto.

No entanto, até o momento, foram captados em torno de R $ 18 mil. Já a meta precisa ser atingida até o dia 12 de outubro, afirma Ailton:

“Estamos em um momento muito difícil para a cultura, sofrendo em todas as restrições governamentais. Por enquanto, a arrecadação está um pouco abaixo do esperado. Sem patrocinadores, essa foi a única saída para realizar a 30ª edição. O festival é muito importante porque promove liberdade de experimentação e narrativa. As pessoas sentem livres para contar uma história – explica Franco Jr .”.

Pandemia

Desde que a pandemia do novo coronavírus se instalou no Brasil, o setor audiovisual teve que se reinventar. É o caso do Festival É Tudo Verdade, que logo no fim de março anunciou que a mostra deste ano seria online. Outro caso foi o lançamento, no mês de julho, de um programa para pequenos exibidores de cinema se inscreverem.

Programação do Curta Quarentena

Para conferir a programação do Curta Quarentena, basta acessar suas redes sociais, no Instagram e no canal do YouTube da mostra.

O jornalista Mario Camelo, idealizador do festival, explica que os curtas-metragens são um verdadeiro memorial de histórias, perspectivas, ideias e lembranças que a quarentena trouxe à tona a seus realizadores. A viabilização do evento foi contemplada por meio do edital Cultura Presente Nas Redes, criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

Vencedor

Já o vencedor do Curta Quarentena será anunciado no próximo sábado (19). Como prêmio, a pessoa levará todo o valor arrecadado numa vaquinha virtual.

O melhor vídeo será escolhido por um júri especializado composto pela atriz e produtora Miriam Freeland, o ator e diretor Roberto Bomtempo, a roteirista Renata Sofia, o cineasta Lufe Steffen, o cineasta e pesquisador Bruno Machado, o diretor e editor Henrique Alqualo e jornalistas da revista “Philos ”.

*Foto: Divulgação

Postagens relacionadas