Museu de Arte Contemporânea de Niterói também voltou a receber exposições
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), que é um dos maiores cartões-postais da cidade, reabrirá com exposições em seu interior. Elas foram interrompidas na pandemia de Covid-19.
Museu de Arte Contemporânea de Niterói – exposição
Para isso, o MAC Niterói seguirá os protocolos sanitários, para trazer ao público cultura e arte, a partir da instalação tecnológica “im.fusion” na última sexta-feira (5). A proposta de reflexão da exposição diz respeito a uma interação com diferentes ambientes e contextos. Entretanto, para respeitar o distanciamento social, apenas seis pessoas são admitidas por sessão.
Três cenários explorados na exposição
Do micro ao macro, três cenários são explorados na exposição. A experiência começa pelo “contato” com moléculas, depois segue para a diversidade de uma floresta e, por fim, explora a imensidão do universo.
Durante 12 minutos, os visitantes estão imersos em formas coloridas, interagindo por meio de sensores com projeções plenas de efeitos especiais (gráficos e sonoros). Além disso, a tecnologia utilizada não requer contato físico. Sobre isso, Felipe Reif, um dos idealizadores da experiência, criada por mais de dez pessoas entre Brasil, Chile e Estados Unidos, explicou:
“O desenvolvimento de novas tecnologias e as conquistas científicas têm impactado a forma como nos relacionamos com a natureza. Ao mesmo tempo que manipulamos formas diminutas, como vírus e bactérias, exploramos imensidões como a Lua ou Marte. Essas relações inspiraram a criação da instalação.”
Serviço
Os ingressos para a experiência custam R$ 12 (inteira). A exposição ficará aberta até o dia 28 de março. As visitas podem ser realizadas de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Lives musicais
Contudo, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói é um dos marcos arquitetônicos da cidade. Sendo assim, agora ele também servirá como palco para apresentações musicais transmitidas pela internet.
O Festival de Verão, vinculado ao projeto Estação Guanabara, será realizado aos sábados deste mês, sempre às 17h, com live gravadas no MAC. Vale ressaltar que serão lives regadas a muito samba.
A cada semana o público vai conferir um show diferente no canal do YouTube Estação Guanabara. O primeiro show, no último sábado (6), ficou por conta do grupo Samba no Prato. Neste sábado será a vez do grupo Filhos de Oxóssi. No dia 20 o festival trará a banda Rio e Seus Baluartes — Tributo a Roberto Ribeiro. Por fim, no dia 29, o festival encerra as apresentações com Mulheres de Zeca, bloco criado pela cantora Dorina.
Lei Aldir Blanc
Lançado em maio de 2019, no Caminho Niemeyer, o Festival de Verão migrou para o formato virtual, como uma proposta oriunda da Lei Aldir Blanc, por meio do edital Retomada Cultural, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do governo federal.
*Foto: Divulgação/Renato Mangolin