Dia Nacional do Doador é importante para lembrar que a única fonte de reposição de células sanguíneas é por meio de doação, além de colaborar para o tratamento de milhares de pacientes que estão internados
Nesta quinta-feira (25) é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue em todo o país. Além disso, a campanha faz um alerta para que mais pessoas se tornem doadoras.
Campanha Dia Nacional do Doador de Sangue
Sendo assim, para estimular as doações neste período, o Banco de Sangue Hemato, lançou a campanha Novembro Vem Doar. O objetivo é alertar a população sobre a importância de incluir a doação de sangue em seus hábitos de rotina.
O tema da ação é “Compartilhe mais: Compartilhe vida, doe sangue”, e apresenta mensagens nas redes sociais, acompanhadas e compartilhadas pela #CompartilheMais. E amanhã, em homenagem à data, os doadores receberão um lanche especial.
Única fonte de reposição de células sanguíneas
Por outro lado, é importante lembrar que a doação é única fonte de reposição de células e que colabora para o tratamento de milhares de pacientes que estão internados.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente 1,8% dos brasileiros doam sangue regularmente.
Portanto, a data coincide com a temporada de maior necessidade de incentivo às doações, pois há uma queda acentuada no número de doadores com as festas de ano, férias e feriados prolongados.
Consequentemente, a baixa nas doações impacta diretamente nos atendimentos emergenciais, pois existem componentes sanguíneos que duram apenas cinco dias, como é o caso das plaquetas.
Quem pode doar sangue
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
- Não ter diabetes em uso de insulina;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;
- Consulte nossa equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Critérios específicos para a Covid-19
- Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de Covid-19, aguardar 14 dias;
- Se contraiu Covid-19, aguardar 30 dias;
- Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen;
- Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).
Por fim, a unidade de saúde informa que segue à risca todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, além de boas práticas preventivas para o enfrentamento à doença.
Serviço
Banco de Sangue Hemato – Recife
Novo endereço: Rua Dom Bosco, 723 – Boa Vista
Telefones: (81) 3972-4050 | WhatsApp: (81) 98107-0076
Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h – incluindo sábados, domingos e feriados
Estacionamento gratuito.
*Foto: Unsplash/Luann Hunt