Doses emergenciais de CoronaVac para PE é para cobrir 10% dessa população inicialmente
Na sexta-feira (21), o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, anunciou que a pasta da saúde vai enviar 733 mil doses emergenciais de CoronaVac para PE e mais 11 estados. Só o estado pernambucano possui hoje apenas 40 mil doses da vacina em seus estoques.
Doses emergenciais de CoronaVac para PE
O montante é para o início da campanha de vacinação das crianças entre 6 e 17 anos. Sendo assim, com o envio de doses extras, servirá para cobrir 10% dessa população inicialmente.
Segundo Rodrigo Cruz:
“Para que eles não fiquem sem ter o imunizante, a ideia é fazer essa distribuição inicial para que possam iniciar a campanha.”
Os outros estados a receber as doses emergenciais do Instituto Butantan são: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Sergipe, Acre, Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Rodrigo disse também que as vacinas serão enviadas “nos primeiros voos” possíveis, “no mais tardar na segunda-feira”.
A vacinação de crianças de 6 a 17 anos com a CoronaVac foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quinta-feira (20). Antes, apenas doses da Pfizer poderiam ser usadas nos públicos mais jovens.
Pode haver compra de mais doses
Contudo, o secretário afirmou também que caso seja necessário a pasta vai comprar novas doses de CoronaVac do Instituto Butantan, que produz a vacina no Brasil.
Por fim, ele afirmou que a pasta possui 6 milhões de doses em seus estoques e os estados possuem 3 milhões. Entretanto, a quantidade em poder dos municípios ainda é desconhecida.
*Foto: Unsplash