Atividade turística de Curitiba integrou seleta rede internacional, na categoria Design, ao lado de cidades como Buenos Aires (Argentina), Nagoya (Japão), Shenzhen (China), Shangai (China) e Bilbao (Espanha)
Iniciativas de turismo inteligente de Curitiba, como a Escola de Turismo, o Liceu de Ofícios Criativos, a rede de lojas #CuritibaSuaLinda e o programa Madeira nas Arcadas, foram destaques no Festival de Verão Cidades Criativas, em João Pessoa (PB). O evento, que começou terça-feira (15/3) e vai até este sábado (19/3), reúne os municípios brasileiros que fazem parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco.
Atividade turística de Curitiba
Além disso, a atividade turística de Curitiba integrou uma seleta rede internacional, na categoria Design, ao lado de cidades como Buenos Aires (Argentina), Nagoya (Japão), Shenzhen (China), Shangai (China), Bilbao (Espanha) e Graz (Áustria).
Por integrar a rede, a capital paranaense tem o direito agora de usar o selo Curitiba Cidade do Design da Unesco.
Na quinta-feira (17), ocorreu a palestra no seminário Projetos Criativos e Distritos Criativos. Neste painel, ela compartilhou iniciativas e programas voltados ao desenvolvimento da capital paranaense como Destino de Turismo Inteligente (DTI) no país.
Segundo Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, a cidade vem adotando um planejamento estratégico que estimula o desenvolvimento integrado de projetos e da economia criativa, por meio de iniciativas como a Escola de Turismo e o Liceu de Ofícios Criativos, voltados à capacitação de artesãos, designers, artistas e outros criadores.
Programa Madeira nas Arcadas
Ela ainda citou o programa Madeira nas Arcadas, que reúne em um espaço sob as arcadas das Ruínas de São Francisco designers de peças sustentáveis em madeira.
“São criações que mostram que a madeira tem uma segunda vida. Que a madeira resultante da poda de uma árvore da cidade pode ser aproveitada e transformada em um novo produto, dentro do conceito de cidade inteligente, que aposta na economia circular, adotado por Curitiba.”
E ainda reiterou:
“Não há como desenvolver uma cidade inteligente sem o fortalecimento cada vez maior da sua economia criativa.”
#CuritibaSuaLinda
Por outro lado, os diferenciais das feiras de artesanato de Curitiba também foram destaques no seminário Festival de Verão Cidades Criativas:
“As 16 feiras de artesanato pelos bairros de Curitiba, entre elas a tradicional Feirinha do Largo da Ordem de domingo, são exemplos de que um trabalho contínuo de curadoria e de capacitação dos expositores pode transformar vidas e gerar renda para toda uma cadeia da economia criativa.”
Por fim, a rede de lojas de suvenires #CuritibaSuaLinda, da Prefeitura, foi mostrada como exemplo de iniciativa que amplia o mercado para os criadores da capital e ainda inspira o espírito de pertencimento à cidade dos curitibanos.
A rede possui sete lojas (Jardim Botânico, Palacete Wolf, Torre Panorâmica, Memorial Paranista, Centro Cultural David Carneiro, Mercado Municipal e Shopping Estação) com o melhor do artesanato e do design com motivos curitibanos.
*Foto: Reprodução