Programa Vida Longa foi confirmado pelo prefeito Guilherme Gazzola e o secretário de Planejamento de Itu, Roberto Barreira, na presença do secretario de Estado da Habitação, Flavio Amary
A cidade de Itu e a Secretaria de Estado de Habitação firmaram no início do mês um convênio para a construção de 26 unidades habitacionais que integram o Programa Vida Longa. A oficialização da participação ocorreu na sede da pasta, no centro de São Paulo, e contou com a participação do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PL), do secretário municipal de Planejamento, Habitação e Gestão de Projetos, José Roberto Fernandes Barreira e do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary.
Programa Vida Longa
Além disso, o Programa Vida Longa é o desdobramento de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios paulistas interessados.
O pontapé inicial diz respeito a uma decisão municipal ao aderir ao Programa. Sendo assim, foi preciso providenciar uma área institucional, que fica no Parque Nossa Senhora da Candelária, para a construção do condomínio e a gestão e manutenção do empreendimento após a conclusão das obras, explicou o prefeito Gazzola:
“Enxergamos a oportunidade de proporcionar qualidade durante o processo de envelhecimento de pessoas com vínculos familiares fragilizados ou rompidos e sem acesso à moradia em Itu.”
Imóveis
Por outro lado, os imóveis seguem um padrão especialmente definido para este grupo etário, e são projetados conforme parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia e de seu cotidiano por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. Todos contam com cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço.
Convênio garante participação da cidade
Por fim, o secretário de Planejamento de Itu, Roberto Barreira afirmou que com a assinatura do convênio é possível garantir a participação da cidade neste programa que é tão importante.
“O montante financeiro para execução do projeto e da obra já está empenhado pelo Governo do Estado e, por isso, mesmo com transição de gestão, Itu está contemplada para construção do empreendimento, que é a fundo perdido.”
*Foto: Reprodução