Casa de Cultura Mario Quintana é referência no atendimento a pessoas com deficiência
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), que fica no Centro Histórico de Porto Alegre, é uma das vencedoras do 2º Prêmio de Acessibilidade. Ele é concedido anualmente pelo governo federal e pelo Conselho do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado. Além disso, trata-se da instituição pública melhor avaliada na Região Sul do País e a segunda na categoria “Educação, Cultura e Arte”.
Casa de Cultura Mario Quintana
A honraria concedida à Casa de Cultura Mario Quintana tem por finalidade valorizar iniciativas de indivíduos, entidades públicas e privadas com notória atuação na promoção de medidas de inclusão de pessoas com deficiência. Nesta edição também foram destacadas ações de acessibilidade nas áreas de esporte, educação, cultura, arte e empregabilidade.
Critérios da premiação
Como critérios de premiação foram levados em conta o impacto transformador no público beneficiado, a diversidade do público e o aspecto inovador, dentre outros aspectos.
De acordo com Diego Groisman, diretor da CCMQ (vinculad ao governo do Estado), a conquista do prêmio é bastante expressiva, uma vez que os resultados se baseiam em edital rigoroso nos critérios de avaliação:
“Esse processo envolveu o envio de vasta documentação, além da apresentação do projeto de acessibilidade para análise pela comissão julgadora.”
Mais aspectos da avaliação
Dentre as ações submetidas à avaliação, Groisman cita desde atitudes simples até as mais elaboradas. Isso inclui a disponibilização de cadeira-de-rodas para o deslocamento de pessoas com limitações motoras, instalação de piso tátil em todos os andares e modernização geral do sistema de elevadores com sinais sonoros para portadores de deficiência visual.
Também foram avaliados quesitos como lugares especiais para cadeirantes nas salas de teatro e cinema, ferramentas de comunicação com audiodescrição, criação de folder em braile e apresentação de eventos com acompanhamento por intérprete de Libras.
Área prioritária
Em termos de âmbito nacional, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, afirma que tal reconhecimento significa o coroamento pelos resultados da instituição em uma das áreas prioritárias das políticas públicas culturais do Estado.
“Acessibilidade, inclusão e diversidade são compromissos fundamentais das instituições vinculadas à Sedac, que também potencializam aspectos como promoção da cidadania, educação pela arte e formação de públicos. A equipe da Casa de Cultura Mario Quintana merece esse reconhecimento por seu trabalho constante para melhor acolher todos os visitantes da Casa.”
Por fim, o diretor da CCMQ acrescenta ainda que outras ações do projeto de acessibilidade da instituição foram entregues ao público depois da inscrição no edital do prêmio concedido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. É o caso dos banheiros adaptados para pessoas com deficiência, agora disponíveis nos dois prédios interligados da Casa de Cultura. A próxima entrega a ser feita ao público é uma maquete tátil do prédio, que está em fase de acabamentos, executada por um grupo de alunos da arquitetura da PUCRS, supervisionados pela professora e arquiteta alemã Vera Grieneisen.
*Foto: Reprodução