Vacina bivalente contra Covid-19 já tem doses disponíveis desde a segunda-feira (27), primeira fase é para pessoas com mais de 70 anos; confira outros públicos e o esquema vacinal para todas as faixas etárias
Na última segunda-feira (27), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), começou a vacinação contra a Covid-19 com o imunizante Pfizer bivalente. Os grupos elegíveis nesta primeira fase da vacinação são todos os idosos acima de 70 anos de idade, residentes em Instituições de Longa Permanência e funcionários destes estabelecimentos da cidade de São Paulo, além de pessoas com imunossupressão e indígenas com mais de 12 anos.
Vacina bivalente contra Covid-19
A vacina bivalente contra Covid-19 abrange as pessoas destes grupos citados acima. Porém, eles devem ter completado o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da dose mais recente recebida.
Além disso, o esquema básico de vacinação está disponível atualmente para todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade, enquanto a primeira dose de reforço (1ª DR) está disponível a partir dos 5 anos e a segunda dose de reforço (2ªDR) para toda a população acima de 18 anos de idade, sempre respeitados quatro meses de intervalo.
Multivacinação infantil
Vale destacar que nas AMAs/UBSs Integradas e UBSs, a capital prossegue com a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.
Campanha contra poliomielite
Já a campanha de vacinação contra a poliomielite também segue para crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade. O objetivo é imunizar com a vacina oral (VOP) as crianças que estejam com o esquema prioritário com a vacina inativada (VIP) completo, aumentando a cobertura vacinal.
OMS
Isso porque o Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apresenta um alto risco de voltar a ter circulação do poliovírus e, consequentemente, a ocorrência da poliomielite, doença que pode provocar sequelas graves e permanentes.
Na cidade de São Paulo, a vacinação ocorre de segunda a sábado, nas unidades de saúde da rede municipal. Acompanhe acessando o aplicativo Vacina Sampa.
Serviço
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação crianças, adolescentes e adultos – Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: Vacinação crianças, adolescentes e adultos – Funcionamento das 7h às 19h.
Megapostos: Vacinação adolescentes e adultos – Funcionamento das 8h às 17h.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Steven Cornfield)