Início Cotidiano Festival do Chocolate de Ribeirão Pires deve ocorrer entre julho e agosto

Festival do Chocolate de Ribeirão Pires deve ocorrer entre julho e agosto

por Plataforma dos Municípios
Festival do Chocolate de Ribeirão Pires

Festival do Chocolate retorna ao calendário da cidade após mais de três anos de interrupção

Após mais de três anos, o tradicional Festival do Chocolate voltará a ser celebrado em Ribeirão Pires. O festejo gastronômico está marcado para o segundo semestre e reunirá artistas e comerciantes. E ainda vai reinserir a Estância como importante destino turístico da região, alterando o cotidiano local por uns dias.

Festival do Chocolate de Ribeirão Pires

A previsão é que o Festival do Chocolate ocorra durante três finais de semana, entre o final de julho e o início de agosto. Além disso, a ideia é abrir espaço para o cenário indie (bandas independentes) e apostar em atrações que atraiam famílias, como MPB, por exemplo.

De acordo com o prefeito Guto Volpi (PL), a intenção é resgatar a essência do festival.

“Precisamos trazer novamente as chocolateiras, coisa que se perdeu nos últimos anos. Temos que abrir espaço para a gastronomia da nossa cidade. Isso gera desenvolvimento.”

Também conforme o chefe do Poder Executivo local, todo o evento terá entrada social. Isso inclui troca de alimentos por ingressos, e ainda terá chamamento público para quem quiser trabalhar.

Entoada Nordestina

Por outro lado, a primeira grande atração do ano no município, a Entoada Nordestina, já tem data e atrações confirmadas. Marcada para os dias 24, 25 e 26 de março e também com entrada social, a 1ª edição do festejo será palco para grandes artistas ligados à cultura nordestina. São eles: Trio Virgulino, Rodrigo Alves, Circuladô de Fulô e o grupo Rastapé. Já o cantor e compositor Frank Aguiar encerrará a 1ª edição da entoada, no dia 26.

FLIRP

A 2ª edição da FLIRP (Feira Literária) também foi confirmada para outubro e celebrará, desta vez, a obra da escritora e jornalista brasileira, Clarice Lispector. O evento conta com apoio do Diário do Grande ABC.

Vale lembrar que em sua 1ª edição, em 2022, a FLIRP homenageou, em dois dias de evento, o centenário do modernismo de Oswald de Andrade e reuniu 200 artistas, como o escritor Ignácio de Loyola Brandão e o poeta Antonio Carlos Secchin, ambos membros da ABL (Academia Brasileira de Letras), 30 editoras e mais 18 mil pessoas.

Oriental Festival

Por fim, a realização do 2º Oriental Festival, que em 2022 reuniu, em sua 1ª edição, mais de 10 mil pessoas, também ocorrerá neste ano. As tradicionais celebrações religiosas da cidade, como a Paixão de Cristo, a Festa de Nossa Senhora do Pilar e a Festa do Santo Antônio também estão entre as atrações.

Calendário 2023

Confira abaixo o calendário 2023 completo:

  • Março: Entoada Nordestina – dias  24, 25 e 26
  • Abril: Paixão de Cristo
  • Maio: Festa de Nossa Senhora do Pilar
  • Junho: Festa de Santo Antônio
  • Julho/agosto: Festival do Chocolate
  • Setembro: Festival Oriental
  • Outubro: Feira Literária (FLIRP)
  • Dezembro: Natal Iluminado

*Foto: Reprodução/Unsplash (Michele Blackwell)

Postagens relacionadas