Hotelaria em Santos vem numa crescente após uma melhor temporada de verão dos últimos seis anos e também da maior temporada de cruzeiro dos últimos dez anos
De acordo com os números apurados pela Seção de Pesquisa Turística (Sepesq), da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), de janeiro a junho os hotéis de Santos tiveram média de ocupação de 59,33%. Vale destacar que a taxa é 9% maior do que a do mesmo período em 2023 (54%) e 18% superior a de 2019, último ano sem as restrições geradas pela covid-19, o que comprova a tendência de retomada crescente do turismo após o fim da pandemia.
Hotelaria em Santos
Além da expressiva temporada de verão, que atraiu mais de 2,6 milhões de turistas à Cidade, a hotelaria em Santos teve ocupação favorecida pelos feriados prolongados, que têm superado as expectativas. Prova disso é que o Corpus Christi, por exemplo, atraiu pouco mais de 275 mil visitantes a Santos, índice 39% superior ao de 2022 (198,3 mil pessoas).
O setor da baixada santista é composta por hoje por 21 empreendimentos entre hotéis e flats, totalizando 2.288 quartos e 4.480 leitos.
Equipamentos
No primeiro semestre, os equipamentos turísticos mais visitados foram, pela ordem: Museu do Café (235 mil pessoas e aumento de 69% em relação ao mesmo período do ano passado), Aquário (205 mil e +14%), Orquidário (62 mil e +22%), Bonde (54,3 mil e + 127%) e Monte Serrat (46,7 mil e + 47%). Segundo o prefeito Rogério Santos:
“Desde a retomada das atividades turísticas Santos vem batendo recordes, tanto na atração de turistas à Cidade quanto na realização de eventos. Esses números indicam que estamos no caminho certo e que vamos continuar trabalhando, ampliando os atrativos como o Parque Valongo e o Novo Quebra-Mar, para divulgar a nossa cidade e fazer com que mais pessoas venham aqui e aproveitem os nossos atrativos. Isso é fundamental para gerar oportunidades de negócios aos empreendedores locais e na geração de emprego.”
Obras e eventos
A Prefeitura tem feito diversas ações para atrair mais turistas. A área do futuro Parque Valongo foi viabilizada em maio junto ao governo federal. Situada entre a Rua Riachuelo e a Praça Antonio Telles, reunindo os armazéns 4, 5 e 6 do Porto, será requalificada e transformada em polo turístico, cultural e de lazer até julho de 2024.
A Administração trabalha para ampliar os atrativos turísticos já existentes. Exemplos disso são: a revitalização do Novo Quebra-Mar e do Mercado Municipal (ambas em andamento), além da Nova Ponta da Praia com o Blue Med Convention Center. Inaugurado em 2020, se tornou um dos mais modernos do País e tem incentivado o turismo de negócios.
Já os eventos, além de atrair pessoas ao município, contribuem para a revitalização do Centro Histórico. Os principais são a Festa Inverno Criativo, que está em andamento, o Santos Café – que neste ano bateu recorde de público com 90 mil pessoas -, do Imigrante, Afroempreendedorismo, Santos Criativa Festival Geek, Primavera e Natal Criativos.
Divulgação
A divulgação da infraestrutura, a economia criativa e os atrativos da cidade é garantida com a participação em diversas feiras de turismo, inclusive fora do País, em parceria com o Santos Convention and Visitors Bureau. E só neste primeiro semestre, Santos marcou presença em quatro: Abav Travel, WTM Latin America, BNT Mercosul e EBS.
Do ponto de vista internacional, atrativos locais também vêm sendo difundidos por meio de campanha nas redes sociais da Embratur, resultado de memorando de entendimentos assinado entre as prefeituras do litoral, Governo do Estado e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
Certificações
No último dia 18, o prefeito Rogério Santos e o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, anunciaram que o Município iniciou o processo para ganhar um Distrito Turístico até o final do ano, medida que vai atrair mais investimentos públicos e privados. O objetivo é fortalecer economicamente o segmento, gerando emprego e renda e, consequentemente, aumentando a competitividade utilizando medidas como isenções fiscais, parcerias com a iniciativa privada etc.
Estratégia Nacional Destinos Turísticos Inteligentes
Todavia, em outro reconhecimento da excelência do turismo de Santos, em junho o município foi uma das dez escolhidas para participar da Estratégia Nacional Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) Brasil. A iniciativa do Ministério do Turismo busca transformar cidades em espaços de visitação inovadores, acessíveis e consolidados, sobre uma infraestrutura tecnológica que garanta o desenvolvimento sustentável, facilite a interação e a integração do visitante com o entorno e incremente a qualidade da sua experiência no destino, bem como a qualidade de vida dos moradores. Além disos, depois de concorrer com dezenas de cidades de todo o Brasil, Santos ficou na 4ª colocação da concorrência.
2023 – ano histórico
Ao analisar os números, a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, destacou outros aspectos para projetar 2023 como um ano histórico para o turismo santista.
“A próxima temporada de cruzeiros, que se inicia em outubro, será a maior dos últimos 11 anos, com mais de 492 mil pessoas embarcando em Santos e previsão de mais de 18 mil empregos gerados na região.”
E ainda enfatizou que a Prefeitura continuará reforçando opções de turismo com a economia criativa, que se tornou presença constante nos eventos da Cidade.
“Também estamos articulando o retorno de uma linha turística de ônibus. Ela permitirá a parada dos visitantes em diversos pontos, do Emissário até a Ponta da Praia e passando pelo Centro Histórico e morros, com destaque para locais com ligação a Pelé para explorar a ligação do Rei do Futebol com Santos e sua imagem internacional.”
Por fim, tal iniciativa contempla o item 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Conheça os outros artigos dos ODS .
*Foto: Reprodução/Flickr (Gabriela Canale – flickr.com/photos/gabicanale/6102319220)