Atividade turística em Curitiba conta com divulgação de vídeos promocionais em cinemas da cidade, com apoio dos vereadores
Na última terça-feira (5), o projeto de lei mais debatido na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi a proposta do vereador Osias Moraes (Republicanos) para incentivar o turismo interno na capital do Paraná. Sendo assim, com 27 votos favoráveis, em primeiro turno, a CMC declarou que apoia a ideia de os cinemas da cidade, antes dos filmes em exibição, mostrarem vídeos promocionais, com um minuto de duração, divulgando pontos turísticos e eventos que serão realizados em Curitiba. “Queremos fomentar o turismo interno, para que os curitibanos conheçam ainda mais a cidade linda em que vivem”, justificou o autor.
Atividade turística em Curitiba
Segundo Osias Moraes, no projeto original, havia a obrigateriedade da divulgação antes dos filmes. Porém, ele afirma que em uma construção com a Prefeitura, tal atividade turística em Curitiba, foi elaborada o substitutivo geral “em que a adoção à divulgação dos vídeos promocionais é facultativa”.
Contudo, na versão aprovada na terça em plenário, e que foi votada em segundo turno, é prevista a regulamentação do programa pelo Executivo, quando ele poderá propor contrapartidas à adesão das empresas de entretenimento à política de incentivo ao turismo interno (005.00248.2021 com substitutivo 031.00038.2023).
Adesão à proposta
Além disso, Osias Moraes agradeceu a contribuição de Alexandre Leprevost (Solidariedade) à proposta, que, por meio de uma subemenda (036.00018.2023), incluiu a divulgação de eventos credenciados pela Prefeitura de Curitiba no rol de temas a serem abordados pelos vídeos promocionais. “Ampliar a promoção dos eventos oficiais aumenta o turismo, beneficiando todos setores que fazem parte desta cadeia de geração de riqueza, da hospedagem à gastronomia”, ratificou Leprevost. E mais seis parlamentares manifestaram-se publicamente a favor da proposta durante o debate em plenário.
Ampliação do incentivo
Vereadores sugerem ainda ampliar incentivo para a Região Metropolitana de Curitiba, como defendeu o vereador Serginho do Posto (União). “É um projeto que tem um impacto muito positivo, e o setor dos cinemas pode muito bem atender essa iniciativa”. Já Herivelto Oliveira (Cidadania) disse que era uma boa ideia e sugeriu o uso do QR Code, nos vídeos promocionais, para facilitar o acesso às informações turísticas.
Na mesma linha, concordou Marcos Vieira (PDT): “Nem todos os curitibanos conhecem tudo que tem na cidade, por isso é importante despertar esse interesse [de fazer turismo na própria cidade]”. Rodrigo Reis (União) também elogiou a proposta e pediu mais divulgação para a Feira da Ordem dentro das iniciativas da Prefeitura de Curitiba, argumentando que não houve comemoração dos 50 anos da atividade na cidade.
Cinemas
Todavia, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), cuja fala teve o apoio de Eder Borges (PP):
“Quem frequenta os cinemas? Não são os turistas de fora, são os curitibanos e moradores da região metropolitana. Logo uma das sugestões é incluir a possibilidade, por meio da Adetur e da Paraná Turismo, que possam ser divulgadas atividades do entorno. Se o público é de Curitiba, pressupõe-se que já conhecem o Jardim Botânico, o Passeio Público e a Feira do Largo da Ordem, então podemos incluir os destinos da região metropolitana.”
*Foto: Reprodução/Google Maps