Início Economia Inteligência artificial do Bradesco: novo golpe faz brasileiros perderem dinheiro

Inteligência artificial do Bradesco: novo golpe faz brasileiros perderem dinheiro

por Plataforma dos Municípios
Inteligência artificial do Bradesco: novo golpe faz brasileiros perderem dinheiro

Inteligência artificial do Bradesco faz com que clientes tenham que redobrar atenção

Com a popularização da inteligência artificial, é preciso que os cidadãos fiquem atentos para não caírem em armadilhas criadas por bandidos que utilizam a ferramenta para causar prejuízos. Recentemente, um novo golpe envolvendo uma ligação falsa fez diversas vítimas em todo o país.

Inteligência artificial do Bradesco

Sendo assim, a partir da inteligência artificial do Bradesco, diversas reclamações foram registradas nas redes sociais de clientes do banco. Nas postagens, eles afirmaram ter recebido uma ligação que supostamente seria da IA da instituição.

Na chamada, ela informa sobre a realização de uma movimentação financeira suspeita na conta dos correntistas. Em seguida, solicita que eles liguem para um número e informem dados pessoais.

Vale lembrar que recentemente, o Bradesco passou por outro inconveniente. Na ocasião, clientes relataram que sumiu dinheiro de suas contas. O ex-VP de tecnologia da Caixa Econômica Federal (CEF), Cláudio Salituro, passou por um caso parecido e relembrou o problema que clientes do Nubank e Picpay passaram em 2020. À época, os clientes das instituições revelaram que o dinheiro do auxílio emergencial havia sumido de suas contas. “Não existe sumir dinheiro de conta, principalmente em uma instituição financeira de 159 anos que é a Caixa Econômica”, declarou Salituro sobre a situação.

Ligação parecer ser verdadeira

Contudo, no caso da ligação por inteligência artificial, apesar de soar verdadeira, se trata de um golpe, uma vez que a ferramenta do Bradesco não entra em contato por meio de chamadas. Atualmente, ela está disponível apenas no próprio app do banco, que pode ser baixado neste link, e via WhatsApp.

Confira uma série de cuidados para não cair no novo golpe:

  • O cidadão deve estar atento ao número pelo qual recebe o contato;
  • Caso desconfie de golpe, ele deverá desligar a ligação e ligar diretamente para o número oficial do seu banco;
  • Vale lembrar ainda que as instituições não realizam a solicitação de senhas, conta bancária ou número do cartão, por exemplo;
  • Além disso, o cidadão também não deverá fornecer suas informações pessoais;
  • Os mesmos cuidados são válidos para conversas suspeitas via WhatsApp;
  • Para consultar a veracidade das informações, o cidadão deve procurar qual o canal oficial de comunicação da sua instituição financeira no aplicativo;
  • Geralmente, ele é verificado por meio de um selo que aparece no topo da conversa;
  • Além disso, o cidadão deve evitar clicar em links suspeitos enviados por números desconhecidos;
  • O cuidado é necessário porque, ao clicar, ele poderá baixar um vírus para o seu dispositivo, caindo assim em um novo golpe.

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/pessoas-gerando-imagens-usando-inteligencia-artificial-em-laptop_66108417

Postagens relacionadas