Início Saúde Samu-SP faz 500 atendimentos em Porto Alegre e Canoas

Samu-SP faz 500 atendimentos em Porto Alegre e Canoas

por Plataforma dos Municípios
Samu-SP faz 500 atendimentos em Porto Alegre e Canoas

Samu-SP foi enviado pela Prefeitura de São Paulo, com equipe formada por um médico, três enfermeiros e quatro condutores/socorristas, presentes na linha de frente da assistência aos desabrigados nas duas cidades

Desde a semana passada, as duas equipes de saúde do Samu enviadas pela Prefeitura de São Paulo vêm atuando na linha de frente dos atendimentos nas cidades de Porto Alegre e Canoas. Apenas entre segunda e quarta-feira da semana passada, os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da capital realizaram 500 atendimentos nas duas cidades.

Samu-SP ajuda em atendimentos no Sul

A enfermeira do Samu-SP Joênia Santana Moreira explica que as equipes dividiram-se entre as tendas instaladas nos dois municípios. Em ambos os locais, são feitas triagem e avaliação médica das pessoas que saíram de suas casas e são encaminhadas para abrigos. Além disso, em Canoas, o trabalho também ocorre de forma embarcada. Ou seja, o atendimento é voltado às famílias que ainda se recusam a sair de suas casas e necessitam de monitoramento. 

Um dos enfermeiros da equipe ressalta que os próprios cidadãos que atuam no auxílio às vítimas das enchentes necessitam de atendimento. Sendo assim, surgem casos de hipotermia, de pessoas que ficaram muito tempo em contato com a água, além de mordedura de cachorro, febre e mal-estar entre voluntários que estão trabalhando nos resgates.

Mais equipamentos de São Paulo   

Vale destacar que também foram enviadas ao Rio Grande do Sul como parte da estrutura do Samu-SP duas viaturas 4×4 anfíbias. Integram o comboio da Prefeitura de São Paulo ainda equipes e equipamentos da Guarda Civil Metropolitana, da Guarda Civil Ambiental, da Defesa Civil e da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap). Saiba mais a respeito, clicando neste link

Hospital Veterinário de Campanha

Por fim, em Canoas, a Cosap montou um Hospital Veterinário de Campanha, preparado para realizar o atendimento de até 2 mil animais resgatados durante o período de permanência na cidade. De 13 a 16 de maio, a unidade realizou 12 cirurgias, além 215 triagens, 127 consultas e 246 exames entre raio-X, ultrassonografia, hemograma e bioquímico.

*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/C7ClfEluiJd/?img_index=4

Postagens relacionadas