Início Política Políticas públicas de Varginha priorizam as mulheres

Políticas públicas de Varginha priorizam as mulheres

por Plataforma dos Municípios
Políticas públicas de Varginha prioriza as mulheres

Políticas públicas de Varginha resultaram na inauguração do novo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM)

As mulheres do município de Varginha, em Minas Gerais, podem comemorar. O motivo é que seus direitos serão priorizados por meio da política pública que resultou na criação do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM). A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SEHAD), representa importante avanço no acolhimento e assistência integral às mulheres em situação de violência.

Políticas públicas de Varginha

Sendo assim, as políticas públicas de Varginha, por meio do CIAM, surge como um espaço de escuta para as mulheres, além de acolhedor e seguro. Além disso, o apoio multidisciplinar e orientação especializada oferecida a elas, que enfrentam diferentes formas de violência, seja doméstica, sexual, psicológica ou outra maneira de violação dos direitos humanos, é essencial.

Tal esforço em conjunto da prefeitura, Governo de Minas Gerais, bem como da sociedade civil, propicia um atendimento eficaz e de excelência e também de superação de sua condição.

Serviços oferecidos

O Centro oferecerá uma série de serviços fundamentais. Isso inclui: acolhimento psicossocial, orientação jurídica, encaminhamento para rede de apoio e proteção, além de atividades de conscientização e prevenção da violência de gênero.

Colaboração entre órgãos e instituições

O CIAM também será um local de articulação entre diferentes órgãos e instituições, promovendo a integração e a colaboração entre os setores público e privado, bem como a sociedade civil, para enfrentar de forma eficaz e coordenada o problema da violência contra as mulheres.

Cuidado com a vida

O CIAM leva o nome da Varginhense Tayná Fabri Leão, uma das muitas vítimas de violência. Sendo assim, a palavra-chave do CIAM será: o CUIDADO. Isso influi no cuidado com a pessoa, com a situação social, com o acesso a bens e serviços, com acesso a emprego, renda e educação. Por fim, é ter cuidado com a vida de cada uma que trabalha neste Centro e com aquelas que o procuram ou serão procuradas por ele.

Já para o vice-prefeito, Leonardo Ciacci, proporcionar o atendimento adequado a essas mulheres que sofrem diferentes tipos de violência é essencial para a sua recuperação.

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) fica na rua Coronel José Alves, 159, na Vila Pinto.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulheres-juntas-e-cuidando-umas-das-outras_20731985.htm#fromView=search&page=1&position=19&uuid=37c84814-8835-4605-95cf-f0a788c2a959

Postagens relacionadas