Dia do Patrimônio em Porto Alegre tem visita a espaços culturais, conduzido por artistas; edifícios históricos foram iluminados para ocasião
Na sexta-feira (16), ocorreu o cortejo que inaugurou a programação oficial da sexta edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, em Porto Alegre. Com realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a caminhada teve a presença do grupo Turucutá, acompanhado de artistas circenses conectando espaços importantes do centro histórico da Capital. Além disso, os edifícios foram iluminados com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.
Dia do Patrimônio em Porto Alegre
O percurso do Dia do Patrimônio em Porto Alegre começou pelo Teatro de Arena, que conta muito da história da cidade, na escadaria do Viaduto Otávio Rocha. Já a primeira parada ocorreu no Museu de História Júlio de Castilhos (MHJC) e, em seguida, no Palácio Piratini, na rua Duque de Caxias. O trajeto incluiu ainda o Theatro São Pedro (TSP), na Praça da Matriz, a Biblioteca Pública do Estado (BPE) e do Arquivo Público do RS na rua Riachuelo. Na Praça da Alfândega, a chegada do grupo coloriu as fachadas do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e do Memorial do Rio Grande do Sul. Na rua dos Andradas foi possível conhecer um pouco mais da trajetória do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (Musecom). Por fim, o cortejo seguiu em direção à Casa de Cultura Mario Quintana, ponto de dispersão da atividade.
Valorização dos bens culturais
Na edição deste ano, a iniciativa destacou a importância da valorização dos bens culturais, a partir de ações de reconstrução e recuperação de acervos e instituições afetadas pela enchente de maio.
Os edifícios icônicos da história do Estado são carregados de simbolismos e guardam influências culturais que precisam ser valorizadas.
Objetivo da iniciativa
Todavia, o objetivo da iniciativa é promover maior interação entre os cidadãos e as instituições. Para isso, é importante reconhecer e valorizar as iniciativas que pretendem preservar e difundir a memória e a cultura dos gaúchos. E também é importante despertar o interesse para a preservação do patrimônio cultural como um bem coletivo.
Sobre o Dia do Patrimônio
O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Sedac, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), sempre no terceiro final de semana de agosto. As comemorações do Dia do Patrimônio foram instituídas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em 2019, quando decretou o dia 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural (Decreto 54.608/2019).
Fonte: Foto de aintrrry02 na Freepik