Início Política Economia Popular e Solidária: Conferência discute políticas públicas

Economia Popular e Solidária: Conferência discute políticas públicas

por Plataforma dos Municípios
Economia Popular e Solidária

O evento de Economia Popular e Solidária ocorreu na quarta-feira (23), no município de Ipiranga. No Piauí

Na quarta-feira (23), a cidade de Ipiranga (PI) sediou a Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária – Região Sul, promovida pela Superintendência do Trabalho, Renda e Inclusão Social, da Secretaria da Assitência Social Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). No encontro foi discutido o tema Economia Popular e Solidária como política pública: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação.

Economia Popular e Solidária

Além disso, em 2025 será realizada a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária. E a Sasc ficou responsável por organizar as fases das conferências e as fases intermunicipais estão sendo realizadas em parceria com a gestão municipal de cada cidade polo.

No entanto, em Teresina não haverá apoio da gestão municipal, mas contará com a parceria com o Fórum Municipal de Economia Popular e Solidária. Vale destacar que as conferências de economia solidária são espaços de discussão e proposição à para a política pública de economia solidária.

Contudo, as fases intermunicipais ou municipais antecedem a 4ª Conferência Nacional, anunciada pela Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego. Os empreendimentos solidários e as instituições de apoio e fomento analisam de modo participativo e democrático a conjuntura atual da economia solidária e podem propor seu aprimoramento.

O evento contou com participantes dos municípios dos Territórios de Desenvolvimento Vale do Sambito, Vale do Canindé, Vale do Itaim, Vale do Rio Guaribas, Vale dos Rios Piauí e Itaueira e Serra da Capivara.

Artesanato e na produção agrícola

Por fim, o município de Ipiranga se destaca no artesanato e na produção agrícola. E pelo fato de o evento envolver todos esses territórios e comunidades, gera maior conhecimento, produção e comercialização, uma vez que a economia move o comércio local, permitindo parcerias aos empreendedores. Além disso, o evento também recebe pessoas de outras cidades para conhecerem sua potencialidade.

Fonte: Foto de freepik na Freepik

Postagens relacionadas