Início Cultura Cultura em Bagé: Mainardi anuncia Zeca Brito

Cultura em Bagé: Mainardi anuncia Zeca Brito

por Plataforma dos Municípios
Cultura em Bagé

Cultura em Bagé está em evidência; cineasta revitalizou IECINE e ajudou a colocar o cinema gaúcho em pauta nacional

O futuro prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, já anunciou o próximo secretário de cultura da cidade. Filiado ao PDT, Zeca Brito foi uma das figuras de destaque na primeira gestão de Eduardo Leite, na equipe de Beatriz Araújo. Na direção do Instituto Estadual de Cinema (2019/2023) realizou uma série de iniciativas que revitalizaram o audiovisual gaúcho e que fortaleceram a oferta cultural e de formação durante o período da pandemia, garantindo empregos de diversos artistas no estado.

Cultura em Bagé

Além disso, o cineasta revitalizou IECINE e ajudou a colocar o cinema gaúcho novamente em pauta nacional. E dentre as iniciativas de destaque da cultura em Bagé estão: o fortalecimento do Festival de Gramado, Mercado Entre Fronteiras, programa de formação Revelando o Rio Grande, programa de memória e circulação Primavera Gaúcha, o edital Filma RS, e também do Festival Cinema Negro em Ação.

Sobre Zeca Brito

O realizador deixou a gestão pública para se dedicar à carreira como cineasta e nos últimos anos lançou dois longas-metragens Hamlet e  Arte da Diplomacia. O primeiro conquistou cinco Kikitos no festival de Gramado. Após um período afastado da gestão pública ele retorna à sua cidade natal, Bagé, com o desafio de conduzir a pasta da cultura em 2025.

Em declaração ao portal Porto Alegre 24h, o cineasta explicou que está motivado pelo novo desafio, e afirmou que Bagé é um município de vocação regional, absolutamente genuína e representa um grande patrimônio para o Rio Grande do Sul por ser um local de talentos e grandes artistas.

Por fim, Brito deve compor uma equipe técnica relacionada às linguagens artísticas e promete colocar Bagé no mapa dos destinos culturais do estado.

Fonte: Foto de nampix na Freepik

Postagens relacionadas