Projeto Autor Presente tem por objetivo promover o acesso ao livro e estimular a leitura no Rio Grande do Sul
O projeto Autor Presente do Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), retorna às escolas este ano. A edição de 2023 será ampliada, para atingir o maior número de jovens e comunidades. Para isso, a Sedac e a Secretaria da Educação (Seduc) estipularam uma parceria entre as pastas, resultando em um aumento expressivo do investimento no projeto – de R$ 60 mil para R$ 160 mil.
Projeto Autor Presente
Além disso, a assinatura simbólica do termo de cooperação entre as secretarias da Cultura e da Educação ocorreu na tarde da quinta-feira (24), no gabinete da Seduc, com a presença das titulares das pastas, Beatriz Araujo e Raquel Teixeira.
Contudo, a 51ª edição também contemplará a aquisição de livros para as instituições de ensino. O projeto está em andamento, com inscrições abertas, e os encontros serão realizados no segundo semestre deste ano.
Segundo a secretária de Cultura, Beatriz Araujo, o projeto Autor Presente foi muito bem acolhido na rede escolar nos últimos anos e se destacou como estratégia para aproximar o público estudantil do livros, da leitura e da produção literária. E ainda acrescentou:
“Com a parceria entre a Sedac e a Seduc, esperamos alcançar um impacto ainda maior, proporcionando aos jovens e às comunidades do Rio Grande do Sul mais experiências enriquecedoras com o universo da literatura.”
Valorização da leitura gaúcha
Já a secretária da Educação, Raquel Teixeira, destacou a importância de desenvolver a leitura e valorizar a literatura gaúcha, por meio do encontro entre os escritores e o público – os alunos nas escolas.
“A renovação dessa parceria entre as pastas é uma oportunidade de reforçar os elementos de leitura e escrita como forma de apoio pedagógico às atividades curriculares. O contato dos produtores contemporâneos com os jovens também estimula o protagonismo juvenil e auxilia para que tenhamos mais autores locais se desenvolvendo.”
Políticas públicas
Por outro lado, o diretor do Departamento de Livro, Leitura e Literatura da Sedac, Benhur Bortolotto, considera que o governo sinaliza uma atenção especial para as políticas públicas voltadas ao livro. “Nesse sentido, a edição de 2023 do Autor Presente, além do maior investimento e da retomada da compra de livros, também ganha uma dimensão formativa, com foco nos jovens do curso normal, que logo serão professores e terão papel crucial na formação de leitores”, enfatizou o diretor.
Instituto Estadual do Livro
O Instituto Estadual do Livro, instituição vinculada à Secretaria da Cultura, é responsável por promover a leitura, a literatura e a cultura escrita no Estado.
Secretaria da Cultura
É responsável por formular e implementar políticas públicas para o desenvolvimento cultural do Rio Grande do Sul, promovendo a diversidade e o acesso à cultura em todas as suas manifestações.
Secretaria da Educação
Por fim, a Secretaria da Educação é responsável por formular e implementar políticas públicas para a educação do Rio Grande do Sul, buscando garantir uma educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes do Estado.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-estudante-estudando-na-biblioteca-e-bebendo-cafe_5495039