Início Cultura Bossa Nova como Patrimônio Cultural Imaterial: Câmara do RJ aprova

Bossa Nova como Patrimônio Cultural Imaterial: Câmara do RJ aprova

por Plataforma dos Municípios
Bossa Nova como Patrimônio Cultural Imaterial

Bossa Nova surgiu no fim da década de 1950, na zona Sul do Rio de Janeiro

Na terça-feira (3), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro (RJ) aprovou a derrubada do veto do prefeito Eduardo Paes, garantindo assim a promulgação da lei que reconhece a Bossa Nova como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade. O gênero musical surgiu no fim da década de 1950, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Trata-se de um estilo musical cultura carioca, conhecido mundialmente por canções como Garota de Ipanema,composta Vinícius de Moraes e Tom Jobim, e Chega de Saudade.

Bossa Nova como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial

Apesar disso, a discussão sobre o reconhecimento da Bossa Nova como patrimônio não é de agora. Isso porque em 2007 a prefeitura, sob gestão de Cesar Maia, já havia declarado o gênero como patrimônio histórico cultural de natureza imaterial. O projeto foi promulgado após a derrubada do veto, apesar da alegação de Paes de que o Legislativo teria invadido competências do Executivo.

Como surgiu o gênero musical

A Bossa Nova nasceu por meio de encontros informais entre jovens músicos nos bairros de Copacabana e Ipanema, e se popularizou com o lançamento de Chega de Saudade em 1959, tornando-se um marco na história da música brasileira e um símbolo cultural do Rio de Janeiro.

João Gilberto

Vale destacar que um dos principais nomes deste gênero musical é o cantor e compositor João Gilberto, mas nascido em Juazeiro (BA). Sua interpretação bastante técnica de violão e, ao mesmo tempo, singular, foram essenciais para a consolidação do estilo. Por sua vez, o cantor carioca e compositor Tom Jobim também contribuiu com sua genialidade musical para projetar a Bossa Nova no cenário internacional. Juntos, esses artistas ajudaram a criar e difundir o gênero que se tornou um emblema da música brasileira.

Foto de Thales Antonio na Freepik

Postagens relacionadas