Carnaval de Campinas conta com mostra de imagens atuais e do passado, expostas no saguão do espaço cultural desde quinta-feira (26)
O Carnaval de Campinas poderá ser revisitado em imagens da exposição “Do Samba ao Carnaval – A influência rítmica afrodescendente”, na Estação Cultura. A mostra estará no saguão do espaço de cultura e pode ser visitada de segunda a sábado, das 8h às 19h, com entrada gratuita, até o dia 26 de fevereiro.
Carnaval de Campinas em imagens
Por meio de 50 painéis de 60×40 cm, a mostra que faz um recorte do Carnaval de Campinas, retrata os desfiles das escolas de samba da cidade e blocos históricos. Além disso, também relembra a história de Alceu Estevam, responsável pela difusão do Samba de Bumbo e reconhecimento dessa expressão artística como patrimônio imaterial de Campinas. Estevam, falecido em 2018, também foi um dos fundadores e mais ativos integrantes do grupo Urucungos, Puitas e Quijengues.
Outras fotografias
Além das imagens das escolas de samba e de samba de bumbo, a exposição inclui ainda fotos da história da Banda do Boi, Leão da Várzea e blocos como o Nem Sangue Nem Areia, Nação Maracatu / Urucungos, Puitas e Quinjegues. Todavia, a mostra também dá visibilidade aos blocos atuais: BerraVaca, Unidos do Candinho, União Altaneira, Cupinzeiro, As Caixeirosas.
Além de Mestre Alceu, nomes importantes da cultura popular também estão retratados como Sinhá Rosário, Ana Miranda, Tc Silva e outros personagens que contribuíram e contribuem para a cultura popular da cidade.
Acervos
A mostra conta com os acervos fotográficos do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), de Aluízio Jeremias, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas e da fotógrafa Fabiana Ribeiro que, desde 2013, se dedica ao registro dos blocos na cidade.
Organização da mostra
Em 2011, ocorreu a primeira exposição, que é resultado de uma parceria entre a Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a Coordenadoria de Extensão Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo e do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2019, o material foi resgatado e atualizado com um novo acervo com imagens contemporâneas.
Serviço
Exposição: “Do Samba ao Carnaval – A influência rítmica afrodescendente”
Período: De 26 de janeiro a 26 de fevereiro
Horário: das 8h às 19h, de segunda a sábado
Local: saguão da Estação Cultura
Endereço: Estação Cultura, Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro
Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial: Rua Francisco Teodoro, 1050
Entrada gratuita
*Foto: Reprodução