Cidades do RJ são inundadas , noticiou o MetSul, atingindo Maricá, a capital e Macaé; saiba como foi
Há alguns dias aconteceu algo que já é reflexo da ressaca do litoral do Rio Grande do Sul: cidades do Rio de Janeiro foram inundadas.
Cidades do RJ são inundadas
Mais precisamente, as ruas do bairro de Itaipuaçu, no município de Maricá (RJ), foram inundadas pela força do mar do mar, na noite do dia 16. A força da água foi tamanha a ponto de arrastar caçambas de lixo o que mudou o cotidiano da cidade, e assutou muitos moradores que passavam pela orla neste exato momento. Além disso, o asfalto ficou coberto de areia.
E na capital?
Já na capital fluminense, a ação da ressaca vinda do Sul encheu de água a pista e o calçadão da Praia do Leblon. Por sua vez, uma das avenidas mais importantes, a Delfim Moreira, ficou com uma faixa interditada no sentido Ipanema, bem como a ciclovia e orla da praia.
Sendo assim, as equipes de limpeza foram acionadas imediatamente para remover os resíduos e devolver a areia à praia, afirmou o Centro de Operações do Rio e da Companhia Municipal de Limpeza Urbana.
Ressaca atinge imóveis em Macaé
Por outro lado, a ressaca gaúcha foi capaz de atingir a Praia Campista. O bairro Fronteira tiveram imóveis atingidos também, mas que já estavam interditados por conta de processos junto ao Ministério Público, relatou a Defesa Civil do município.
Casos de emergência em Macaé – contatos
Para locais que forem atingidos, a população de Macaé pode pedir ajuda pelos telefones 199, 192 ou por mensagem via WhatsApp: (22) 99103-4275.
Alerta da Marinha
Vale destacar que a Marinha emitiu alertas de ressaca e mar grosso para o litoral do Sul e Sudeste do país. Isso englobou ainda um alerta para ondas de até três metros, conforme boletim do MetSul.
Norte do Rio Grande do Sul
Por fim, no Norte do Rio Grande do Sul, houve a segunda noite consecutiva com mar sob forte ressaca. Contudo, não foram registrados danos. Isso porque o swell, que é uma ondulação, teve um efeito de enorme ciclone extratropical. Porém, ele estava a três mil quilômetros de distância a Sudeste do estado gaúcho, nas ilhas Geórgia do Sul, perto da Antártida, e não representou perigo ao Rio Grande do Sul.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/grande-onda-quebrando-ao-por-do-sol_10978831.htm#fromView=search&page=1&position=0&uuid=322cbf13-760a-44ad-a589-19fe612bb1bf