Atendimento à população em situação de rua ocorre por meio de Secretaria de Desenvolvimento Social que atua com rede de políticas públicas; 95% dos casos que ativaram o cadastro único em Cotia passaram pelo município e migraram para outras regiões
A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, atua no formato de rede de políticas públicas integradas no atendimento à população em situação de rua. Ela funciona através de uma busca ativa e abordagem nos locais de incidência da população vulnerabilizada. Já as equipes do Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS e equipes volantes oferecem a oferta dos serviços de Centro Dia (em que a pessoa em situação de rua pode exercer a rotina do dia a dia, tais como se alimentar, realizar higienização pessoal e outros), assim como pernoite (em que, além de realizarem suas atividades de higiene pessoal e alimentação, contam com local específico para dormir). Os serviços são caracterizados como porta aberta, e qualquer pessoa em situação de rua pode procurar o local ou pedir auxílio ao CREAS que fará as devidas intervenções.
Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social destaca que estão investindo na estrutura de atendimento às pessoas em situação de rua, priorizando o atendimento digno e a recuperação da autonomia do indivíduo.
“Vale ressaltar que, no serviço de Centro Dia e ou pernoite, contamos com uma rede de apoio em que a equipe multidisciplinar realiza um plano de atendimento individual de cada atendido, traçando metas a serem alcançadas em todos as áreas como: acesso a documentação, atendimento na área da saúde, educação, trabalho e acesso a benefícios”, complementa Mara Franco.
A gestora da pasta destacou ainda que os serviços realizam a busca por familiares para reconstituição dos vínculos familiares e afetivos nos casos em que existe essa possibilidade.
Atendimento à população em situação de rua
Contudo, apesar de contar com uma política pública de atendimento à população em situação de rua, Cotia está localizada numa área de passagem vulnerabilizada, fazendo divisa com 12 municípios da região metropolitana de São Paulo, a 34 km da capital. Mas é exatamente por isso que se torna uma cidade de fácil acesso e de passagem para essa população que migra constantemente de um local a outro.
Monitoramento
Além disso, através das análises do monitoramento feito pelas equipes constata-se que, as pessoas em situação de rua que estavam fixadas em algumas regiões conhecidas de São Paulo passaram a migrar para as cidades da região metropolitana e, em Cotia, não foi diferente. Segundo o levantamento realizado no banco de dados do município, bem como no Cadastro Único, desse público cadastrado, 95% não são de origem do município.
Estratégias
Na busca de constituir vínculos com os atendidos e obter melhores resultados, a administração municipal constantemente adota estratégias de atendimento para essa população, por ser um público específico e heterogêneo. Por essa razão, as equipes estão constantemente nas ruas realizando abordagem, mapeamento e direcionamento dessa população. Sendo assim, o cadastro único é realizado em 100% dos casos por meio das equipes volantes e unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas unidade Central e unidade Caucaia do Alto.
Motivos
Por outro lado, vale destacar que há vários motivos que possam levar uma pessoa ao estado de situação de rua. Entre as quais: desemprego, drogadição, conflitos familiares, etc. Além disso, fatores alheios à vontade da municipalidade ocorrem na região que impactam diretamente no aumento dessa demanda na cidade. De todo modo, a municipalidade não deixa de prestar todo atendimento à essa população investindo no atendimento da assistência social e, por vezes, no formato integrado com outras secretarias.
E após intervenções na área da Assistência Social por meio das equipes de abordagem, essas pessoas são encaminhadas ao serviço de Centro Dia e pernoite, local onde terão seus direitos resguardados e suas necessidades básicas serão atendidas, bem como participam de atividades/programas de qualificação.
Mensalmente, são atendidas 60 pessoas em situação de rua, de ambos os sexos, sendo que o acesso se dá por meio da busca espontânea da própria pessoa e ou encaminhamento por meio do CRAS/CREAS on-line, pelo número de Whatsapp (11) 96300-7500 para que o cidadão possa informar a localização e condição da pessoa em situação de rua flagrada em seu caminho.
Por fim, toda política pública voltada à pessoa em situação de rua é constantemente submetida à avaliação e adequações visando melhores resultados. Entretanto, vale ressaltar que qualquer atendimento deve ser de livre ‘aceite’ da pessoa atendida.
*Foto: Reprodução/https://jornalcotiaagora.com.br/quer-ajudar-moradores-de-rua-de-cotia-saiba-como/