Curso promovido de prevenção ao suicídio faz parte da Campanha Nacional do Setembro Amarelo
O mês de setembro é marcado como o período do ano em que ações são promovidas para conscientizar cada vez mais as pessoas de como é importante a prevenção ao suicídio. Atualmente, os projetos envolvem a necessidade de atenção especial com a saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em entrevista ao jornal Tribuna PR:
“É importante que a gente dialogue sobre o assunto, porque muitas vezes com a orientação, apoio e compressão de uma situação ou problema, conseguimos preservar vidas. Por isso, o cuidado com a saúde mental é fundamental e temos que multiplicar a informação”.
Curso de Prevenção do Suicídio
A Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde preparou, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná, com sede em Curitiba, e com o médico especialista na área Neury Botega, o Curso de Prevenção do Suicídio, que pode ser realizado à distância.
O conteúdo programático tem duração de 65 horas e está disponível para todo o país e conta com apoio do Ministério da Saúde. Só no Paraná, são 8.597 inscritos, e no Brasil já são mais de 36 mil. Este curso é um dos mais buscados por profissionais da área, além de ser aberto a todos que se interessam por este tema tão importante e urgente ultimamente.
Dados da Sesa
Segundo informações da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), baseada em dados da Organização Mundial de Saúde, o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade. No estado paranaense foi registrado 225 casos de suicídios nesta faixa etária no ano passado. Desse número, 54 tinham idade entre 15 e 19 anos, e 171, de 20 a 29 anos.
Semana Estadual de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio
Em 2016, de acordo com o decreto de lei nº 18.871, foi criada Semana Estadual de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio. Já o dia 10 de setembro ficou instituído como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Sobre esta data, a coordenadora da Divisão de Saúde Mental da Sesa, Larissa Yamaguchi, afirma:
“A proposta do Setembro Amarelo é debater o assunto inteirando a população e os profissionais da saúde para que reconheçam os sinais de risco e possam auxiliar no tratamento já que os suicídios podem ser evitados se identificados em tempo prévio”.
Além disso, um material informativo foi elaborado com a intenção de praticar a prevenção ao suicídio e que será distribuído pelas 22 regionais de Saúde, que integram a Secretaria Estadual do Paraná. Estas regionais também vão promover ações de mobilização sobre o assunto em todos os municípios da região.
Dados do Ministério da Saúde
O estudo mais recente sobre o tema realizado pelo Ministério da Saúde, datada de 2016 e que divulgou 11.433 mortes no país provocadas por suicídio e praticadas, em média, a cada 46 minutos. Este indicativo demonstra um aumento de 2,3% se comparado ao ano anterior, quando 11.178 pessoas tiraram a própria vida. O crescimento do suicídio entre os jovens é uma realidade mundial que traz grande preocupação e comoção.
A atuação do Centro de Valorização da Vida (CVV) que atua na prevenção ao suicídio por meio de apoio emocional às pessoas em situação de risco, é reconhecida pela Sesa. Os voluntários do CVV recebem um treinamento adequado a através do telefone 188 estão à disposição para conversar com pessoas que estão abaladas emocionalmente e pensam em cometer suicídio. O centro revela que as ligações são gratuitas e sigilosas.
Fonte: jornal Tribuna PR
*Foto: Divulgação