Início História Diario de Pernambuco se torna Patrimônio Cultural Material do Brasil

Diario de Pernambuco se torna Patrimônio Cultural Material do Brasil

por Plataforma dos Municípios
Diario de Pernambuco se torna Patrimônio Cultural Material do Brasil

Diario de Pernambuco foi fundado em 7 de novembro de 1825 pelo tipógrafo Antonino José de Miranda Falcão

Nesta terça-feira (15), foi aprovado na Comissão de Educação do Senado Federal o Projeto de Lei (PL) nº 1.205, de 2023 e de autoria do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que reconhece o acervo jornalístico do Diario de Pernambuco como Patrimônio Cultural Material do Brasil. Fundado em 7 de novembro de 1825, trata-se do periódico mais antigo em circulação no Hemisfério Sul e do mundo entre os veículos de língua portuguesa.

Acervo do Diario de Pernambuco

A relatora do projeto, Teresa Leitão, apresentou o relatório à Comissão de Educação e Cultura no dia 8 de outubro. Com parecer favorável, ela destacou a importância da história do acervo jornalístico no diz respeito à sua preservação, que é essencial para assegurar a memória do Brasil.

Além disso, ela reconheceu a importância do projeto, além de ser o mais antigo em circulação no hemisfério sul e o mais antigo do mundo em língua portuguesa. E ao longo de seus quase 199 anos de trajetória, o jornal registrou fatos políticos, sociais e culturais do país. Portanto, ele é uma importante fonte de informação e conhecimento sobre a história da nação.

Prédio histórico

Além disso, o prédio onde está localizando o Diario de Pernambuco, no centro do Recife, é um convite para todos visitarem a capital pernambucana. E terem a chance de conhecer a Pracinha do Diário, batizada assim em razão da referência do jornal no estado.

História

O jornal começou sua trajetória em 7 de novembro de 1825, quando foi fundado pelo tipógrafo Antonino José de Miranda Falcão. Naquela época, Recife ainda não era a capital do Estado.

Entre 1848 e 1849, o prediórdico fez uma ampla cobertura da Revolução Praieira e se posicionou contra a escravatura já na década de 1850, 38 anos antes da abolição. Em maio de 1888, exaltou a Lei Áurea dando cinco dias de férias aos funcionários.

Jornal mais antigo em circulação na América Latina

Além disso, no aniversário de 83 anos, em 1908, o Diario de Pernambuco anexou ao título o slogan: Jornal mais antigo em circulação na América Latina. Já na celebração dos cem anos de história, o jornal circulou com 60 páginas, trazendo em sua capa uma ilustração de autoria do pintor Manuel Bandeira.

Vale destacar que em dois séculos de existência, o Diario passou por repressões e censuras, tendo jornais queimados, rasgados, sede depredada e empastelamento das edições. E por conta da perseguição, o jornal deixou de circular durante alguns dias nos anos de 1911, 1912, 1931 e 1945.

Fonte: Foto de freepik na Freepik

Postagens relacionadas