Economia Circular do Brasil é tema de evento, até o dia 27 de outubro, que engloba cases, negócios, projetos, startups e empresas do Nordeste, conectados à pauta
O “Fórum Nordeste de Economia Circular,” que ocorre nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em Salvador (BA) é um evento, que conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e é realizado pelo Instituto IDI. Este é o primeiro fórum de Economia Circular do Brasil.
1º Economia Circular do Brasil
O FNEC tem como objetivo principal mobilizar diversos atores, incluindo governos, empresas, ONGs e a sociedade civil, para debater e implementar ações que visam proteger a saúde do planeta Terra e promover avanços em questões humanitárias. Além disso, a iniciativa foi prontamente apoiada pelo governador Jerônimo Rodrigues, que destacou a importância da Bahia na liderança em energias renováveis e na produção de energia eólica.
Programação
O evento contará com uma programação aberta e gratuita que inclui encontros, painéis, intervenções artísticas, oficinas e muito mais. Serão discutidos os princípios básicos da Economia Circular e Colaborativa, com foco na implementação desses conceitos em organizações e territórios. O FNEC nasce com a proposta de ser um encontro anual para promover espaços de discussão capazes de contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Três blocos de ativações
Contudo, três blocos de ativações estão planejados, com atividades ocorrendo em locais históricos e culturais de Salvador, como o Museu de Arte da Bahia e o Museu de Arte Contemporânea. O ponto alto do fórum será a reunião de gestores, líderes políticos, empresas com cases de sucesso em práticas ESG e profissionais do cenário da Criatividade, Inovação e Circularidade.
O FNEC ltambém lançou o “Chamamento FNEC” para mapear cases, negócios, projetos, startups e empresas relacionados à Economia Circular na região nordeste do Brasil. O resultado será divulgado em 6 de novembro, e algumas iniciativas selecionadas terão a oportunidade de participar da programação do evento.
Por fim, o Fórum Nordeste de Economia Circular promete ser um evento transformador que colocará Salvador como o centro das discussões sobre Economia Circular no Brasil. A iniciativa visa criar ações concretas para promover um futuro mais regenerativo, criativo, inovador e equânime, alinhado com os desafios globais de sustentabilidade.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/visao-geral-do-museu-bahia-nautico-em-salvdor-brasil-sob-ceu-azul-nublado_10860788