Empreendedorismo no Sul de Santa Catarina se destacou no último ranking estadual das Casas do Empreendedor, programa do Sebrae/SC
O Sul de Santa Catarina se destacou no último ranking estadual das Casas do Empreendedor, programa do Sebrae/SC em parceria com as prefeituras. No quesito atendimentos aos pequenos negócios, Tubarão e Criciúma estão entre os três primeiros municípios, reconhecidos pelos serviços prestados aos microempreendedores individuais (MEIs). A avaliação foi baseada em dados do Sebrae Nacional, Sistema de Atendimento SAS, Observatório de Negócios e o censo demográfico de 2022.
Empreendedorismo no Sul de Santa Catarina
O empreendedorismo no Sul de Santa Catarina tem destaque para a cidade de Tubarão, considerado um polo de integração regional.
O município conquistou a segunda posição no ranking entre cidades com mais de 100 mil habitantes, com destaque para o atendimento a 22% do público-alvo. Além disso, a região tem se consolidado no apoio ao desenvolvimento econômico local, oferecendo capacitações e serviços fundamentais para os pequenos negócios.
Agilidade no apoio ao empreendedor
Por sua vez, a cidade de Criciúma obteve o terceiro lugar, atendendo mais de 4 mil microempresas e MEIs no primeiro semestre deste ano. Com um total de 31.587 empresas ativas, o município tem se esforçado para desburocratizar processos e capacitar seus profissionais para atender às diversas demandas dos empreendedores.
Além disso, Criciúma se prepara para inaugurar um Posto de Atendimento Avançado da Receita Federal dentro da Casa do Empreendedor, ampliando ainda mais os serviços oferecidos.
Parceria do Sebrae
A atuação do Sebrae/SC tem sido essencial para o crescimento e desenvolvimento das Casas do Empreendedor em Santa Catarina. E ainda há a importância da parceria com as prefeituras.
Por fim, a conquista de Criciúma reflete o trabalho conjunto entre o Sebrae e os municípios parceiros. Além de apoiar a formalização de negócios, o Sebrae/SC também auxilia na capacitação dos empreendedores, oferecendo orientação nas áreas de finanças, marketing, estratégia de negócios e recursos humanos.
Fonte: Foto de lookstudio na Freepik