Início Economia Endividados em São Paulo: Motivo principal é capital de giro

Endividados em São Paulo: Motivo principal é capital de giro

por Plataforma dos Municípios
Endividados em São Paulo: Motivo principal é capital de giro

Endividados em São Paulo leva o estado a se tornar mais pessimista em relação à economia nacional, segundo pesquisa com empresas que fecharam o mês no vermelho

Recentemente, a 13ª Pesquisa Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria revelou uma perspectiva da economia nacional e do município de São Paulo, o que permite diversas formas de enxergar o atual cenário, em específico, o mês de maio. O levantamento foi realizado pelo SIMPI/DATAFOLHA.

Endividados em São Paulo

Os dados da pesquisa mostram que 46% das empresas fecharam o mês com capital de giro no vermelho. Já 50% das companhias encerreram o mesmo período no limite. Tudo isso configura um índice alto de endividados em São Paulo.

Além disso, ao avaliar o número de satisfação das MPI’s, o valor aumentou mais ainda e chegou ao mesmo patamar dessa época no ano passado, aos 121 pontos. Por outro lado, a região mais insatisfeita com as MPI’s é justamente a cidade de São Paulo, que registrou apenas 115 pontos. Em contrapartida, quando a pauta é sobre componentes desagregados, a avaliação das indústrias segue sendo a mais positiva com 139 pontos.

Macroeconomia

Já em relação ao índice de satisfação da macroeconomia, os dados revelaram o mesmo valor registrado em abril/maio de 2023 e seguem sendo o menor já contabilizado pelo levantamento. Todavia, na capital paulista os valores são menores ainda e continuam caindo, e atingiram apenas 82% das MPI’s. Mas, quando o assunto é somente a economia atual, a cidade de São Paulo se torna um dos primeiros na lista com o maior número de pessoas pessimistas, com 51% das MPI’s acreditando que o cenário segue péssimo.

Sobre o levantamento

Por fim, o levantamento Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria mostra a situação real da categoria, a partir da coleta de dados realizada entre os dias 13 e 29 de maio de 2024, por meio de 712 entrevistas.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/homem-de-negocios-novo-serio-que-olha-o-relatorio-financeiro-parecer_1025869.htm#fromView=search&page=1&position=6&uuid=2e991bd4-1bef-4c57-a3bf-e71e5fa692fe

Postagens relacionadas