Espaço Cultural Mestre Joaquim Carlota contou também com modernização, feita com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) e patrocínio do Paraíba
O espaço Mestre Joaquim Carlota acaba de ser entregue após passar por uma reforma e modernização. Além disso, Mestre Joaquim Carlota foi o nome escolhido para o centro de cultura inaugurado em 2016, na cidade de Bom Jesus, e agora foi reaberto ao público.
Espaço Cultural Mestre Joaquim Carlota
Mestre Joaquim Carlota foi um dos maiores tocadores de rabeca da cidade, responsável por manter viva esta cultura. Além de ser a “casa” da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus, o Centro abriga alunos e professores dos cursos de teatro e de dança.
A reforma
Além disso, o local ganhou nova fachada com uma rabeca de cinco metros de altura, e de salas climatizadas. E ainda conta com um memorial com 12 rabecas que revela a história do instrumento e da sua tradição em Bom Jesus, uam galeria de fotos com registros do espetáculo da paixão de Cristo, encenada no São da Serra e de outros festivais realizados no município. O espaço possui também dormitórios, banheiros e cozinha para atender alunos e principalmente os professores que saem de outras cidades para ministrar as aulas.
De acordo com o secretário estadual da Cultura, Carlos Anchieta:
“O Centro Cultural Mestre Joaquim Carlota é uma das casas mantidas pela Secult que nos dá grande orgulho, assim como todas as outras. Mas quando se trata de perpetuar uma tradição, tudo fica mais especial, porque é manter viva a cultura raiz. É a oportunidade que esses alunos têm de mostrar seu talento ao público, tendo aulas em um espaço adequado e estruturado.”
Realização
A reforma e modernização do Espaço Cultural foi realizada com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) e patrocínio do Paraíba.
*Foto: Reprodução