Festival do Chocolate retorna ao calendário da cidade após mais de três anos de interrupção
Após mais de três anos, o tradicional Festival do Chocolate voltará a ser celebrado em Ribeirão Pires. O festejo gastronômico está marcado para o segundo semestre e reunirá artistas e comerciantes. E ainda vai reinserir a Estância como importante destino turístico da região, alterando o cotidiano local por uns dias.
Festival do Chocolate de Ribeirão Pires
A previsão é que o Festival do Chocolate ocorra durante três finais de semana, entre o final de julho e o início de agosto. Além disso, a ideia é abrir espaço para o cenário indie (bandas independentes) e apostar em atrações que atraiam famílias, como MPB, por exemplo.
De acordo com o prefeito Guto Volpi (PL), a intenção é resgatar a essência do festival.
“Precisamos trazer novamente as chocolateiras, coisa que se perdeu nos últimos anos. Temos que abrir espaço para a gastronomia da nossa cidade. Isso gera desenvolvimento.”
Também conforme o chefe do Poder Executivo local, todo o evento terá entrada social. Isso inclui troca de alimentos por ingressos, e ainda terá chamamento público para quem quiser trabalhar.
Entoada Nordestina
Por outro lado, a primeira grande atração do ano no município, a Entoada Nordestina, já tem data e atrações confirmadas. Marcada para os dias 24, 25 e 26 de março e também com entrada social, a 1ª edição do festejo será palco para grandes artistas ligados à cultura nordestina. São eles: Trio Virgulino, Rodrigo Alves, Circuladô de Fulô e o grupo Rastapé. Já o cantor e compositor Frank Aguiar encerrará a 1ª edição da entoada, no dia 26.
FLIRP
A 2ª edição da FLIRP (Feira Literária) também foi confirmada para outubro e celebrará, desta vez, a obra da escritora e jornalista brasileira, Clarice Lispector. O evento conta com apoio do Diário do Grande ABC.
Vale lembrar que em sua 1ª edição, em 2022, a FLIRP homenageou, em dois dias de evento, o centenário do modernismo de Oswald de Andrade e reuniu 200 artistas, como o escritor Ignácio de Loyola Brandão e o poeta Antonio Carlos Secchin, ambos membros da ABL (Academia Brasileira de Letras), 30 editoras e mais 18 mil pessoas.
Oriental Festival
Por fim, a realização do 2º Oriental Festival, que em 2022 reuniu, em sua 1ª edição, mais de 10 mil pessoas, também ocorrerá neste ano. As tradicionais celebrações religiosas da cidade, como a Paixão de Cristo, a Festa de Nossa Senhora do Pilar e a Festa do Santo Antônio também estão entre as atrações.
Calendário 2023
Confira abaixo o calendário 2023 completo:
- Março: Entoada Nordestina – dias 24, 25 e 26
- Abril: Paixão de Cristo
- Maio: Festa de Nossa Senhora do Pilar
- Junho: Festa de Santo Antônio
- Julho/agosto: Festival do Chocolate
- Setembro: Festival Oriental
- Outubro: Feira Literária (FLIRP)
- Dezembro: Natal Iluminado
*Foto: Reprodução/Unsplash (Michele Blackwell)