Frevo no Carnaval do Recife e Olinda, denominado “Meu Mundo é Frevo” ocorre entre os dias 10 e 13 de fevereiro
Com o propósito de celebrar o frevo, Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil e reconhecido pela Unesco, o projeto inédito “Meu Mundo é Frevo” toma conta do Carnaval do Recife e de Olinda, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. O projeto é idealizado pelo produtor de cultura do Pernambuco Olívio Rafael.
Frevo no Carnaval do Recife e Olinda
Na capital pernambucana, a esquina da Rua da Guia com a Avenida Rio Branco, abrigará o frevo no Carnaval do Recife. O local se transformará numa grande apoteose do ritmo musical nas suas diversas manifestações (frevo de bloco, de rua e frevo canção). Serão mais de 30 agremiações se apresentando no palco estrategicamente montado.
No Recife, o “Meu Mundo é Frevo” irá atuar em duas frentes. A primeira será com as apresentações no palco. Serão quatro participações por dia. Agremiações de frevo de bloco, canção e de rua se apresentarão a partir das 18h e seguem até às 23h.
Paralelo a isso, o bloco que leva o mesmo nome do projeto irá percorrer as principais ruas do bairro num grande cortejo arrastando os foliões até o palco, sempre às 20h.
Olinda
Por sua vez, em Olinda, o projeto terá cortejos saindo em quatro horários distintos, formados por orquestras, passistas e uma agremiação de frevo de bloco. A concentração será na Rua de São Bento, 274 (rua da Prefeitura). A partir das 9h terão início os cortejos.
Por fim, de acordo com Olívio, o projeto deu seus primeiros passos com a intenção de enaltecer o frevo que é Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. “Vamos mostrar ao público toda a dimensão cultural do frevo com apresentações de dança e música. Serão quatro dias nas duas cidades com muita animação e troca de energias, pois o nosso principal ritmo carnavalesco proporciona essa sinergia entre os foliões”.
Frevo e a educação
Com aulas programadas para serem realizadas ainda este mês, a depender do calendário escolar, o projeto “Meu Mundo é Frevo” também atua na área da educação. Serão realizadas palestras para estudantes da rede pública das duas cidades, com arte-educador que preparou uma aula-show para apresentar.
*Foto: Reprodução/https://www.flickr.com/photos/recifetequer/3874612392/in/photolist-6UopgW-8jyyGb-4LmkBe-9oe5Q4-9rmGaz-PQateG-R3BeKH-5pW1oz-5q1kAE-5q1f5N-4r74XF-7xyWbv-7dbNYH-7dbNDz-GFwrb-GFwrf-GFwpW-GFwqy-GFwqC-27UvwKu-GFwrd-7FMnUT-e4WxMs-4rs7Ro-9ZAX1j-4rf5b2-b4R6ve-2g6gM72-2g6h3oY-9dXHA-byVWuK-9dXHB-71zeVu-71zfNm-WEvPMR-VioStf-4pKxr3-3kF4Km-5DKF2E-5R2rV1-nikRAi-dsu8LC-ajzUuj-6UopbA-nijci8-ngBEgf-2g6gHiQ-z9okq-8bHVEG-ngBFrG