Início Sustentabilidade Gerente de ESG: Entenda como é a rotina desse cargo

Gerente de ESG: Entenda como é a rotina desse cargo

por Plataforma dos Municípios
Gerente de ESG: Entenda como é a rotina desse cargo

Gerente de ESG é responsável por coordenar projetos que se adequam aos impactos de uma empresa nas áreas ambiental, social e de governança corporativa

Cada vez mais fala-se em ESG e que quem trabalhar nesta área pode se destacar. Muitas são as atribuições e neste artigo você vai entender qual a função de um gerente de ESG em uma empresa.

O que faz um gerente de ESG?

De acordo com a gerente da consultoria Protiviti Brasil, Rayhanna Fernandes, as três letras da sigla ESG: ambiental, social e governança corporativa, expressam áreas distintas. Portanto, é impossível dominar os três assuntos.  

De formação, Rayhanna é advogada, e atuou na maior parte de sua carreira com direito trabalhista, inclusive estudando o assunto em mestrado e doutorado. Entretanto, nos últimos cinco anos, encontrou uma vaga de analista em direitos humanos. Desde então, enveredou para o ESG, tornando-se consultora sênior e master na companhia atual, até ocupar o cargo de gerente de ESG, onde agora coordena uma equipe interdisciplinar.

Já para o CEO e consultor sênior, Sandro Tordin, as mulheres, como a Rayhanna , com certeza irão liderar essa transformação no ESG, com bastante expertise, trilhando caminhos férteis da perpetuidade.

Como atua em seu cargo

Atualmente, seu trabalho é entender como uma companhia funciona, o que engloba todas as operações, com o propósito de determinar como a empresa pode gerar impactos negativos ou positivos nas perspectivas das três letras.

Além disso, seu cargo influi em saber identificar quais colaboradores participarão de um projeto, dependendo das especialidades dessas pessoas – seja na diversidade, economia circular, ética e compliance, gestão de água e muitas outras. Todavia, tudo isso leva tempo.

No caso de Rayhanna, ela presta consultoria para a empresa de café Três Corações. Para isso, seu time entrevistou cafeicultores, funcionários e lideranças da empresa e as transportadoras. Depois, realizou reuniões com a empresa para oferecer aprendizagem em ESG, como também para definirem prioridades e combinarem os próximos passos.

Desafios da profissão

A gerente admite que neste ponto do processo surge os desafios da profissão, que abrange traduzir o que é ESG para as empresas, além de convencer as lideranças comprarem a pauta. Para isso, pode-se mostrar dados financeiros e análises de riscos. Isso porque a empresa não pode abraçar o mundo, pois a chance de falhar é grande.

E depois de estabelecer as estratégias que mais combinam com a empresa contratante, a equipe responsável pelo projeto pode ajudar a implementá-lo e acompanhar o cronograma, bem como avaliar o andamento das ações, recalcular a rota, se necessário, e verificar os resultados. 

Rayhanna  pontua ainda que gerentes de ESG de uma companhia específica podem ter atribuições semelhantes, mas com uma atuação mais direcionada para as demandas dessa organização.

Olhar interdisciplinar

Pelo fato de Rayhanna não ter estudado engenharia ambiental para identificar, por exemplo a porcentagem de degradação do solo de uma mineradora, ela tem de saber de tudo. Portanto, a gerente lê e estuda muito, buscando até cursos mais especializados. Ela admite que já fez cruso sobre habilidades para uma transição verde, da Cambridge University, na Inglaterra. Além disso, participa de fóruns, webinars, mesas redondas e palestras.

Ela dá a dica ainda que a pessoa que quiser ser gerente de ESG, não pode ser preguiçosa. Portanto, tem de estar sempre atualizada.

Atividades-chave

Definir estratégias para melhorar a atuação de uma empresa nas áreas ambiental, social e de governança corporativa. Além de ajudar a implementar tais ações, acompanhar seu desenvolvimento e avaliar os resultados.

Quem contrata

Empresas de quaisquer setores. No entanto, a demanda é maior no agronegócio, varejo, mineração, energia e farmacêuticas.

O que fazer para trabalhar na área

Pessoas com formações diversas podem trabalhar com ESG. Porém, é aconselhável buscar capacitações específicas, como cursos livres, MBAs ou especializações de pós-graduação. 

Média salarial

Por fim, a média salarial varia de R$ 14,9 mil a R$ 33,3 mil, dependendo da expertise do profissional e também do porte da empresa, segundo consta no Guia Salarial Robert Half 2024.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/pessoas-de-tecnologia-tentando-alcancar-metas-ambiciosas-de-sustentabilidade_80749437.htm#fromView=search&page=1&position=5&uuid=799d43ed-8dbf-4742-b733-cafb941c0f3d

Postagens relacionadas