Jornada do Patrimônio terá também eventos ligados ao patrimônio histórico-cultural, como teatro, artes visuais, circo, música e dança
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento de Patrimônio Histórico, realizará a 8ª Jornada do Patrimônio. Com o tema “Tão perto, tão longe”, o evento que aborda a história da cidade ocorre em diversos pontos nos dias 20 e 21 de agosto, com mais de 350 atividades ligadas ao patrimônio histórico-cultural, como teatro, artes visuais, circo, música e dança.
Jornada do Patrimônio em São Paulo
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Aline Torres, o evento Jornada do Patrimônio terá atividades também em outras regiões da capital paulista:
“A cultura está presente nos nossos patrimônios históricos e esse evento retrata justamente isso: a presença da cultura em diferentes polos.”
Programação
O evento vai homenagear a ativista Brenda Lee, com atividades como intervenções artísticas, teatro e música.
17h30 | Bate papo com Thaís Azevedo (ONG Pela Vidda) e Renata Peron
18h30 | Intervenção Artística + desfile com Vicenta Perrota + Magô Tonhon + Casa Florescer + Renata Peron e o Samba de Roda da Diversidade
21h | Apresentação do musical – Brenda Lee o Palácio das Princesas (Núcleo Experimental)
Núcleo Experimental. Rua Barra Funda, 637 – Barra Funda. Sábado: 20/08, a partir das 17h30. Capacidade: 90 lugares. Duração: 5 horas. 16 anos. Livre acesso ao debate e as intervenções artísticas. Para o musical os ingressos serão distribuídos no local a partir das 18h.
Baile
A 8ª Jornada do Patrimônio reconhece a importância imaterial do Samba Rock e destina um dia a ele.
13h às 14h | Oficina – Cantinho do Samba Rock
14h às 15h | Oficina – Mulheres do Samba Rock
17h | Show Preto Soul
19h | Show Os Opalas
Casa de Cultura do Butantã. Av. Junta Mizumoto, 13 – Jardim Peri Peri. Domingo: 21/08, a partir das 9h. Livre. Sem necessidade de retirada de ingressos para as atrações musicais.
Roteiro
O roteiro a pé “Revivendo a História de São Miguel Paulista” passará por questões históricas e culturais do bairro, na zona leste da cidade
Escada da Capela de São Miguel Arcanjo. Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró), 10 – São Miguel Paulista. Sábado: 20/08, das 14h às 15h30. Inscrições no local, com meia hora de antecedência.
Memória
Oficina propõe investigar como são construídas as memórias individuais e coletivas, com atividade de investigação e observação das expressões artísticas.
Casa de Cultura São Miguel. Rua Irineu Bonardi, 169 – Vila Pedroso. Sábado: 20/08, das 14h às 15h30. Inscrições por e-mail: [email protected].
Sapopemba
A Zózima Trupe, grupo que pesquisa o ônibus urbano como espaço cênico, traz dois espetáculos de seu para exaltar a memória, enquanto o ônibus corta a cidade.
Ponto de encontro no Terminal Parque Dom Pedro II – Plataforma 0, ao lado das catracas. Domingo: 21/08, às 15h e 18h. Capacidade: 100 lugares / 70 sentados / 30 em pé. Duração: 90 min. Livre. Reservas por meio deste link.
Circo
O espetáculo resgata a tradição circense de espetáculos de variedades, como malabares, acrobacias cômicas e magia
Centro de Memória do Circo. Sábado: 20/08, das 15h às 16h. Sem necessidade de retirada de ingresso.
Piolin
A atriz, palhaça e arte-educadora Nayara Rocha propõe uma visita a alguns pontos do centro histórico de São Paulo importantes na trajetória de um dos maiores artistas brasileiros, o palhaço Piolin.
Centro de Memória do Circo – Sala Maranhão/Galeria Olido. Avenida São João, 473 – Centro Histórico. Sábado: 20/08, das 10h às 21h. Inscrições no local, com meia hora de antecedência.
Para conferir a programação completa da 8ª Jornada do Patrimônio, acesse o site oficial.
*Foto: Reprodução