Início História Liga Operária Aquinense: Aprovado o tombamento do prédio

Liga Operária Aquinense: Aprovado o tombamento do prédio

por Plataforma dos Municípios
Liga Operária Aquinense: Aprovado o tombamento do prédio

Liga Operária Aquinense teve espaço inaugurado em janeiro de 1940, pelo então presidente em exercício Salim Abrão

Inaugurado em janeiro de 1940 pelo então presidente em exercício, Salim Abrão, o antigo prédio da Liga Beneficente Operária Aquinense marcava um período importante da história da cidade de São Tomás de Aquino.

Antiga Liga Operária Aquinense

Construído em estilo Art Decó o prédio foi fruto do empenho da classe trabalhadora que inaugurou sua sede própria em um dos pontos nobres da cidade, situado à rua Alves de Figueiredo, 177 centro. Além disso, muitas celebrações festivas marcaram sua inauguração e o mesmo funcionou assiduamente por cerca de uma década. No entanto, aos poucos o prédio da Liga Operária Aquinense foi perdendo sua identidade e deixando de existir no início da década de 1950. A partir daí esse edifício histórico foi sendo usado para outras atividades, como salão de bailes de casamento, escola maternal na segunda metade dos anos 50. Depois foi instalado o ensino ginasial por quatro anos. Por volta de 1966 passou a ser hotel, funcionalidade que durou quase trinta anos até que foi abandonado, situação que perdurou por mais de 20 anos.

2021

Por outro lado, em 2021, depois da nomeação pelo prefeito Daniel Ferreira da Silva, do diretor de Cultura, o historiador Luiz Carlos Martins da Silva, o destino do prédio da Liga Operária Aquinense começou a mudar. Isso porque o diretor de Cultura assumiu um compromisso com o prefeito Daniel de restaurar e salvaguardar em importante patrimônio histórico cultural.

Sendo assim, em um curto espaço de tempo, Luiz Carlos conseguiu avanços importantíssimos no processo de recuperação do edifício. Foram feitas intervenções de recuperação no telhado, no interior do segundo pavimento, devolvendo o espaço original do salão, recuperando o assoalho, além trocar todos os vidros quebrados. Outro ponto importante na recuperação foi a construção de uma nova cozinha e um banheiro, e a recuperação total do telhado do corpo do fundo do prédio, e também religando a energia e água do imóvel.

Reunião

Todavia, após reunião entre o Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de São Tomás de Aquino, Luiz Carlos conseguiu a aprovação para o tombamento do antigo edifico da Liga Operária, ação esta que será um marco histórico para a cultura local, uma vez que esse é o primeiro tombamento de uma edificação urbana arquitetônica da cidade. A partir de agora o prédio onde ocorreram inúmeros eventos e reuniões, hospedagem quando hotel, aulas quando escola faz parte da história e da memória dos aquinenses, protegido por lei podendo ser conhecida das futuras gerações.

Aprovação comemorada

O diretor de Cultura Luiz Carlos, relator do processo de tombamento comemorou a aprovação e ressaltou que esse é um grande passo para preservação da história material de São Tomás de Aquino. Essa edificação possui um grande valor arquitetônico e emblemático, e agora está protegido e preservado pelo Decreto de Tombamento Municipal nº055/2023.

Dossiê do tombamento

O dossiê de tombamento está sendo redigido e supervisando por Luiz Carlos, que contratou a arquiteta Karine Berbari, de Belo Horizonte, para a elaboração dos desenhos técnicos do imóvel e revisão do processo.

O próximo passo é que em breve todo o edifício seja plenamente recuperado para ser entregue à comunidade aquinense, onde pretende-se instalar a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo assim como o Espaço Cultura de São Tomás de Aquino.

*Foto: Reprodução/Jornal do Sudoeste

Postagens relacionadas