Início Turismo Maria-fumaça em Campos do Jordão: cidade volta a ter passeios

Maria-fumaça em Campos do Jordão: cidade volta a ter passeios

por Plataforma dos Municípios
Maria-fumaça em Campos do Jordão

Maria-fumaça em Campos do Jordão conta com passeios aos sábados e domingos em quatro horários; confira

A cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, voltou a receber os tradicionais passeios de maria-fumaça. A locomotiva estava fora de operação desde 2015 e passou recentemente por uma reforma para voltar a funcionar.

Maria-fumaça em Campos do Jordão – passeio

O passeio de maria-fumaça em Campos do Jordão acontece entre a Vila Capivari e Vila Abernéssia. Ele dura 30 minutos (ida e volta) e percorre um trecho de 4 km da centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ).

Além disso, a maria-fumaça que opera o passeio de turismo é composta de uma locomotiva a vapor de origem norte-americana. Ela foi fabricada pela H. K. Porter em 1947, além de um carro de passageiros produzido em 1912, pela também norte-americana American Car & Foundry, com capacidade até 64 passageiros por viagem.

Funcionamento da Maria-fumaça em Campos do Jordão

Os passeios de maria-fumaça ocorrem aos sábados e domingos em quatro horários: 11h, 13h, 15h e 17h.  Contudo, durante o mês de julho, o trem funcionará também às sextas-feiras.

Bilhetes

Já os bilhetes de embarque podem ser comprados no dia do passeio na Estação Emílio Ribas. Crianças de até cinco anos de idade, se viajarem no colo do responsável, não precisam pagar pelo ingresso.

Reforma da maria-fumaça

A locomotiva estava fora de operação desde agosto de 2015. Porém, entre 2019 e 2020, a Estrada de Ferro operou o passeio de maria-fumaça com outra máquina, cedida pela prefeitura de Taubaté por meio de um convênio.

A volta do atrativo turístico foi possível após uma reforma realizada na locomotiva a vapor, entre novembro de 2021 e maio deste ano.

O trabalho artesanal de recuperação foi realizado pela equipe de manutenção da ferrovia, na oficina localizada em Pindamonhangaba. Na ocasião, foram efetuados reparos nos sistemas de rodagem, de comando, carroceria e na parte mecânica.

História da Estrada de Ferro Campos do Jordão

A Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), idealizada pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Vitor Godinho, foi inaugurada em 1914. A princípio, o objetivo era levar pacientes com tuberculose de Pindamonhangaba para tratamento médico em Campos do Jordão.

Em 1924 a ferrovia foi eletrificada, substituindo as locomotivas a vapor e os trens movidos à gasolina por veículos ferroviários elétricos.

Turismo a partir da década de 1970

Entretanto, a partir da década de 1970 teve seu uso voltado ao turismo e transporte de passageiros. E desde 2011 a EFCJ está vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Serviço

Quando: sáb. e dom.; a partir de julho, de 6ª a dom.
Horários: 11h, 13h, 15h e 17h, a partir da estação Emílio Ribas
Duração: 30 minutos (ida e volta)
Trajeto: 4 km
Rota: entre as estações Emílio Ribas e Abernéssia, em Campos do Jordão

*Foto: Reprodução

Postagens relacionadas