Mercado Novo de BH também gerou sucesso de pequenos negócios, além de 1.200 lojas de setores como moda, gastronomia, artesanato, livrarias e lojas de discos, com 15 mil visitas semanais
Um prédio dos anos 1960 que atende pelo nome de Mercado Novo. Mas, apesar de contraditório, a verdade é que o edifício, construído para ser um dos maiores mercados do país, foi reformado em 2018 e se tornou o queridinho da capital mineira.
Mercado Novo de BH
São 1.200 lojas e quase a metade delas faz parte da economia criativa. Gabriel Filho, que trabalha na administração do prédio, conta que ocupar o espaço do Mercado Novo em BH foi um desafio.
“O que fazer num espaço no centro de Belo Horizonte? Bom, nada melhor do que procurar a economia criativa.”
O Mercado Novo mantém a originalidade dos anos 60, todo revestido de Cobogó (tijolos vazados). Quem visita o local encontra moda, gastronomia, artesanato, livrarias e lojas de discos. O estilista Célio Dias é um dos empreendedores que movimenta o Mercado. Ele abriu sua loja em 2021 e sente que estar num ambiente que respira criatividade o fortalece.
“A economia criativa é um movimento. Poder trocar com outros artistas é super importante.”
Segmentos
No segmento da gastronomia, o Mercado Novo oferece, dentre várias opções, sorvetes. Eduardo Pinheiro abriu a fábrica de picolés no local em janeiro de 2022. Os sócios de Eduardo são Diogo Salomão e Pablo Gomide.
A unidade vende mais de 2 mil picolés por fim de semana. Tem de pitaya, de manga com maracujá, de limão capeta (também conhecido como limão-cravo) e doce de leite mineiro.
E também tem opção para quem quer levar um pedacinho do Mercado para casa. Na loja de souvenirs do Felipe e do Guilherme, objetos referenciam a capital, falam de lendas urbanas e de marcos arquitetônicos.
O Mercado Novo recebe mais de 15 mil visitantes por semana e é um sucesso de público e de pequenos negócios.
Serviço
Mercado Novo
Av. Olegário Maciel, 742 – Centro, Belo Horizonte (MG)
CEP: 30180-916
E-mail: [email protected]
*Foto: Reprodução/Flickr (Victor Márcio – SNPA.PHOTOS)