Mostra Brasil – Aqui tem SUS está em sua 17ª edição e foi realizado semana passada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Semana passada, ocorreu a 17ª “Mostra Brasil, Aqui tem SUS”, no XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado esta semana em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O evento contemplou três experimentos da Bahia. Além disso, o Estado é tradicionalmente reconhecido como destaque da iniciativa de saúde. Isso porque, dos 336 trabalhos no congresso, 23 foram baianos.
premiados da MOSTRA BRASIL – AQUI TEM SUS
A cidade de Quixabeira, no Centro Oeste do estado, recebeu o prêmio de melhor experiência municipal. Vale destacar que tal conquista veio com a apresentação do projeto. É o que revela o autor, Erilberto Oliveira Lima:
“Saúde Bucal ao alcance de todos: atendimento odontológico noturno chega às comunidades rurais.”
Como reconhecimento, o trabalho será registrado com um documentário do projeto “Webdoc Brasil, aqui tem SUS”.
tema sobre Atenção Básica
Contudo, em relação ao tema Atenção Básica, a premiação foi para o município de Ubaitaba, no Sul da Bahia. Trata-se do projeto “TEABRAÇA: do lado de fora, olhando para dentro de quem vive com autismo em Ubaitaba”, de autoria de Tamires Sampaio.
Por fim, o município de Jaguaripe foi o último baiano a ser premiado no congresso com o trabalho “Monitoramento e teleatendimento: estratégias utilizadas no acompanhamento de casos durante a pandemia”, de autoria de Lilia Uzeda.
Para Stela Souza, presidente do Os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), os últimos dois anos não foram fáceis:
“Os últimos dois anos foram especialmente difíceis para os municípios, por isso, todos que conseguiram chegar até aqui são verdadeiros guerreiros. Todos merecedores do nosso reconhecimento, assim como todos os gestores e gestoras municipais de saúde e trabalhadores da saúde que estão na ponta.”
*Foto: Reprodução