Início Cultura Mostra no MuseCom conta história do periódico “Tição”

Mostra no MuseCom conta história do periódico “Tição”

por Plataforma dos Municípios
Mostra no MuseCom conta história do periódico “Tição”

Mostra no MuseCom é sobre marco da imprensa negra do RS; jornal foi lançado em 1978, e foi um instrumento de luta e resistência que ultrapassou as fronteiras gaúchas

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), acaba de inaugurar uma nova exposição: “Tição: Existência e Resistência”. A mostra de cultura conta com exemplares e histórias do periódico negro “Tição”, considerado um marco na imprensa gaúcha entre o fim da década de 1970 e o início da década de 1980. Lançada em 1978, a publicação foi um instrumento de luta, resistência, contestação e autoafirmação de um grupo de pessoas que viam a necessidade de propor um meio de comunicação feito por negros e para negros.

Mostra no MuseCom

A mostra no MuseCom deixará evidente que entre seus exemplares, o “Tição” trazia anseios e reivindicações que revelavam a insatisfação com a forma como a história da população negra era representada, e também com a representação dela própria naquele momento, em outras publicações e mídias. Em sua primeira edição, o editorial explica: “Tição pretende falar com a comunidade negra não só de Porto Alegre, através de uma linguagem simples e buscando um trabalho de conscientização racial, social e cultural”.

Além disso, a publicação ultrapassou mesmo fronteiras, chegando a outros estados brasileiros e a países da América Latina e da Europa. Sua última edição foi publicada em 1980.

Como será exposição

Em exibição até o dia 27 de janeiro de 2024, a exposição no MuseCom “congrega valores fundamentais para o museu, como a valorização da imprensa – especialmente a produzida no Estado -, a promoção da diversidade e da livre comunicação”, avalia o diretor do MuseCom, Welington Silva. Para ele, “o Tição sempre será uma referência fundamental ao pensarmos em imprensa negra em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e no Brasil. Uma referência ao pensarmos em alternativas de comunicação, coletividade e tudo que os meios de comunicação podem agregar na existência e resistência dos mais diversos grupos sociais”, finaliza o editorial.

Organização da mostra

“Tição: Existência e Resistência” é uma parceria entre o MuseCom e o Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e conta com o apoio do Instituto Oliveira Silveira; da Escola de Comunicação, Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FAMECOS/PUCRS); do Memória FACED/UFRGS; e da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O patrocínio é do Banrisul e da Rio Grande Seguros.

Serviço

Exposição “Tição: Existência e Resistência”
Quando? De 27 de outubro de 2023 a 27 de janeiro de 2024, de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h
Onde? Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959, Centro Histórico, Porto Alegre/RS)
Quanto? Gratuita

*Foto: Reprodução/Portal Clic Portela

Postagens relacionadas