Museu da Música de Itu também abre as comemorações do centenário de Anna Escobar de Moraes Lima, com diversas atividades até novembro de 2021
No dia 13 de dezembro, o Museu da Música da Estância Turística de Itu completou 13 anos de muita história. Por meio de seu site oficial, houve a realização da mostra virtual “Luciano Francisco de Lima – o homem, a cidade, a memória”. O intuito desse evento foi levar ao público de casa seu acervo. E isso inclui um conjunto expressivo de objetos, documentos e imagens relacionados ao cidadão Luciano de Lima.
Luciano (1820 – 1897) também teve o seu bicentenário de nascimento celebrado neste ano. Ele foi tenente da Guarda Nacional e uma pessoa envolvida com causas de sua terra natal, o que inclui a construção de monumentos.
Todavia, seu nome e sua memória quase desapareceram com o passar dos anos. Mas, graças aos cuidados de seus descendentes, o médico Deodoro de Moraes Lima e a esposa Anna Escobar de Moraes Lima, sua história não foi perdida.
Museu da Música de Itu – importância de Anna Escobar de Moraes Lima
O Museu da Música de Itu se funde à trajetória de Anna Escobar de Moraes Lima (1921 – 2001). Isso porque ela foi uma pianista, professora e organista em São Paulo e Itu. Além disso, ela deixou um grande legado à cidade interiorana, que diz respeito à preservação da memória local. Sendo assim, o instituto guarda textos e documentos de Anna, além de preservar suas partituras e a biblioteca do casal.
Mostra virtual
A mostra virtual é resultado de alguns meses de pesquisa e levantamento de fontes no acervo do museu. A exposição traz imagens inéditas de objetos da coleção e narra a sua relação com a história de Itu. O evento online ainda discute a memória de uma personagem que pode ser lembrada ou esquecida.
Centenário de nascimento de Anna Escobar
A partir daí, a mostra do Museu de Música de Itu, juntamente com o Instituto Cultural de Itu, abrem as comemorações do centenário de nascimento de Anna Escobar. O evento inclui várias atividades programadas até novembro de 2021.
Serviço
Para saber mais informações do museu e dessa mostra virtual, acesse o site oficial ou envie um e-mail.
*Foto: Divulgação