Museu Voluntários da Pátria abriga exposição até 02 de junho e apresenta 23 obras distribuídas pelo museu
Professores da EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira estiveram na última terça-feira (28) no Museu Voluntários da Pátria, onde visitaram a exposição “Ocupação Mestre Jorge” e participaram de uma atividade de formação. A ideia é que os professores coordenem grupos de alunos para visitação ao espaço, a fim de que conheçam a obra do artista nascido em Araraquara.
Museu Voluntários da Pátria
De acordo com a professora coordenadora da EMD, Lucia Krepski:
“É de suma importância que os professores participem destas formações que evidenciam e valorizam o patrimônio da nossa cidade. O valor do Mestre Jorge para Araraquara é incalculável pois, através de suas lentes e das suas esculturas, traços da nossa cultura ficaram eternizados.”
Ela também ressaltou sobre a exposição que abriga tanta história, dentro do Museu Voluntários da Pátria:
“Também é importante compreender qual é a narrativa apresentada por essas obras que os curadores querem evidenciar, qual o diálogo de Mestre Jorge com o espaço físico e histórico o Museu. A presença do educador anterior às visitas dos nossos alunos, abre possibilidades de elaboração de atividades mais significativas para a construção conhecimento.”
Obras na mostra
As obras de Jorge Brandão Coutinho “Mestre Jorge” (1932-2010) criadas com bastante competência, talento e ousadia, retratam esculturas que em sua totalidade refletem uma concepção peculiar: os saberes.
Contexto racista
Por outro lado, dentro do contexto racista da sociedade brasileira, Mestre Jorge, um escultor negro e autodidata que jamais estudou formalmente em qualquer curso de artes, desenvolveu uma técnica própria e representou – e ainda representa – uma resistência contra os séculos de exclusão e opressão, pois assim como outros negros, em várias áreas, transcendeu o preconceito e a discriminação no campo da arte tornando-se uma referência para grupos historicamente marginalizados e que ainda hoje lutam para terem seus direitos de cidadania garantidos.
Realização
A “Ocupação Mestre Jorge” é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. E que traz sua missão no título. Ou seja, ocupar o Museu Voluntários da Pátria com obras do artista distribuídas por todas as salas, propondo uma contranarrativa e um diálogo com o acervo museológico instituído ao longo da história.
Ao todo são 23 obras distribuídas pelo museu, além de uma sala inteira dedicada às suas esculturas. A mostra dá continuidade a um movimento da Secretaria Municipal de Cultura na direção da subversão da lógica excludente que por muito tempo norteou as políticas públicas de cultura.
Horário de funcionamento do Museu Voluntários da Pátria
O horário para visitação é das 9h às 17 horas, de segunda à sexta-feira, sendo recomendada a entrada até às 16h30 a fim de visitar todos os espaços. O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria está localizado na Praça Pedro de Toledo, s/nº, na altura do cruzamento da Rua Carlos Gomes com Avenida Duque de Caxias, na região central.
*Foto: Reprodução/Flickr (Pedro Antunes)