Processo seletivo da Orquestra da Grota preencherá cinco vagas para músicos, sendo três para o naipe de violinos e duas para violas
A Orquestra da Grota, em São Francisco (Niterói), abriu processo seletivo para o preenchimento de cinco vagas para músicos, sendo três para o naipe de violinos e duas para violas. Os interessados podem se inscrever até 26 de março, e as audições serão realizadas no dia 30.
Orquestra da Grota
A Orquestra da Grota é constituída por instrumentistas profissionais formados pelo Espaço Cultural da Grota (ECG). O local de cultura abriga o projeto de inclusão social por meio da música. A orquestra completa neste ano 26 anos de atuação na comunidade da Grota do Surucucu.
Músicos de fora
Além disso, a seleção vai permitir a chegada de músicos de fora. O ECG também está expandindo o número de componentes de sua orquestra principal. Com isso, serão 24 instrumentistas, três a mais que a formação atual.
Segundo o edital, para participar da seleção é necessário ter idade mínima de 18 anos. Nas audições, cada candidato terá de executar uma música de livre escolha. Pode ser uma peça de confronto escolhida pela organização e uma escala maior com 3 oitavas, a ser indicada pela banca examinadora no momento da avaliação.
Remuneração
Os músicos contemplados passam a trabalhar na orquestra a partir de 1º de abril. Eles receberão uma remuneração mensal pelos ensaios realizados, além de um acréscimo por cada concerto previsto no planejamento anual.
Sobre isso, o coordenador do projeto, Márcio Selles:
“Neste ano de 2021, estamos dando um salto de qualidade em relação à nossa orquestra principal. No início deste mês, pela primeira vez, realizamos provas internas de avaliação dos músicos da Orquestra da Grota e também decidimos ampliar o número de instrumentistas, por meio do processo seletivo externo. Mesmo em meio a uma pandemia, estamos expandindo nossas ações e dando o suporte necessário para a comunidade.”
Inscrições
Quem quiser participar da seleção deve acessar o site do Espaço Cultural da Grota, consultar o edital para mais informações e fazer sua inscrição.
Projeto sem fins lucrativos
Há de 26 anos promovendo a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música, Espaço Cultural da Grota é um projeto social sem fins lucrativos.
Além da sede, na comunidade da Grota, há mais 18 polos do ECG distribuídos pelas cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo. Elas atendem gratuitamente em torno de mil alunos oriundos de comunidades carentes.
*Foto: Divulgação