Pequenos negócios no Brasil refletiram de modo positivo neste ano, segundo análise do Sebrae, que avaliou também os dois últimos anos de pandemia
Neste ano, as micro e pequenas empresas enfrentaram muitos desafios, mas também colheram frutos no meio do caminho. É o que afirma o Sebrae, que durante a pandemia trabalhou em prol de ajudar os donos de pequenos negócios espalhados por todo o Brasil.
Pequenos negócios no Brasil
Já é um fato que nos últimos dois anos, enquanto se preparava para celebrar a sua trajetória de 50 anos, em 2022, o Sebrae ajudou esses pequenos empresários a superarem a crise provocada pela pandemia de Covid-19. Entre os destaques urgentes que precisavam ser implantados estava a inclusão destas pequenas empresas no meio digital. E com o crescimento da competitividade e produtividade, era muito necessária a introdução de práticas inovadoras nas PMEs brasileiras.
Número de empreendedores atendidos
Apenas neste ano, o Sebrae realizou, em média, 52 mil atendimentos por dia. Em suma, a instituição atendeu em um mês o mesmo volume de atendimentos que eram feitos em um ano inteiro de trabalho, dez anos atrás. Neste caso, o Sebrae saltou, em um espaço de quatro anos (de 2018 a 2022), de 10,8 milhões para 19,2 milhões de atendimentos.
Em contrapartida, o número de pessoas assistidas saiu de 5,3 milhões de empresários para 9,1 milhões de empreendedores. A instituição também ampliou a qualidade do seu atendimento. Prova disso é que entre 2020 e 2022 a avaliação dos clientes do Sebrae subiu de 69,1 pontos para 83,9 pontos.
Qualificação online
Por conta do distanciamento e demais restrições da pandemia, a instituição fortaleceu desde meados de 2020 as ações de qualificação online. A ação envolveu desde a expansão da grade de conteúdos para serem acessadas pelo site até a criação de uma modalidade de cursos feitos integralmente por meio de aplicativos de mensagem (Whatsapp e Telegram). Sendo assim, o resultado é que o número de matrículas nos cursos a distância saltou de 722 mil, em 2018, para 2,7 milhões em 2022.
Educação empreendedora
Por outro lado, em relação à Educação Empreendedora, uma das maiores bandeiras do Sebrae, por meio de outros parceiros institucionais, houve grandes avanços. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação empreendedora foi reconhecida como temas e abordagens fundamentais. Portanto, agora, o conceito de emprrendedorismo já é abordado em escolas públicas e particulares de todo o país. Graças a essa ação conjunta, 91,4% dos municípios já contam com professores capacitados na abordagem de questões associadas ao tema em sala de aula.
Inovação e inclusão digital
Hoje, inovação e inclusão digital também são prioridades. Mas isso não vem de agora, e sim de quatro anos atrás. À época, o Sebrae colaborou em um grande esforço nacional para expandir o reconhecimento de novas indicações geográficas no país.
Neste período, tivemos um crescimento de 67% no número de IG registradas, chegando à marca de 100 Indicações validadas pelo INPI e mais 83 em fase de estruturação ou estágio final de análise. Houve ainda um trabalho para ampliar a rede de suporte aos empreendedores brasileiros no acesso à inovação.
Programa Agente Local de Inovação
Entre 2018 e 2022, o Sebrae atendeu a 124,6 mil pequenos negócios por meio do Programa Agente Local de Inovação (ALI), que saltou de 658 consultores especializados para 2.122, no período de quatro anos. Ou seja, superaram a marca de 2 milhões de acessos em soluções de digitalização disponibilizadas pelo Sebrae.
Programa Brasil Mais
Na Indústria, o Programa Brasil Mais, desenvolvido em parceria com Senai e Ministério da Economia, impactou mais de 12 mil empresas, com um incremento de 23% da produtividade e 8% de faturamento das empresas beneficiadas. Tais resultados ocorreram também no Comércio, com mais de 45 mil empresas participantes, uma alta de 23% da produtividade e 6% do faturamento. O programa atendeu ainda 37 mil empresas do setor de Serviços, que apresentaram um ganho médio de 22% de produtividade e 10,5% de faturamento.
Conclusão
Hoje, o Sebrae atesta que a força dos pequenos negócios é um fato incontestável. Em outubro, As MPE geraram 8 em cada 10 empregos criados no país e são responsáveis direta ou indiretamente pela manutenção de 86 milhões de brasileiros (o que representa 40% da população).
*Foto: Reprodução