Início Política Pessoas com deficiência no RJ: Prefeitura divulga políticas públicas

Pessoas com deficiência no RJ: Prefeitura divulga políticas públicas

por Plataforma dos Municípios
Pessoas com deficiência no RJ: Prefeitura divulga políticas públicas

Pessoas com deficiência no RJ tiveram seus direitos debatidos em recente seminário com mais de 300 participantes

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, participaram de um debate que divulgou as políticas públicas implementadas pelo município para os cidadãos com deficiência e suas famílias. O seminário reuniu mais de 300 participantes, entre pessoas com deficiência, seus parentes, representantes da sociedade civil e especialistas da área.

Pessoas com deficiência no RJ

Segundo Eduardo Paes, quanto mais o poder público se engajar em prol de garantir políticas públicas a pessoas com deficiência no RJ, será possível avançar nesta causa.

Além disso, nos últimos três anos, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) dobrou a quantidade de pessoas assistidas em seus sete Centros de Referência e assumiu a administração da rede conveniada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Apenas no ano passado, foram mais de 457 mil atendimentos.

Já a secretária municipal da Pessoa com Deficiência revela que o objetivo de uma política pública desse segmento é mostrar à sociedade todo o trabalho desenvolvido nos últimos três anos. Ela chamou a atenção para a transversalidade com os outros órgãos da prefeitura. “A pessoa com deficiência é um cidadão como outro qualquer, que às vezes fica muito isolado só no assistencialismo”, afirmou. Isso inclui a dificuldade em acessar o transporte público, assim como o direito à educação e à cultura.  

Para isso, foram firmadas parcerias com a Defensoria Pública, Vale Social e Fundação da Criança e do Adolescente (FIA), para que o público tenha contato com outros órgãos e instituições que também trabalham com o tema.

Outros projetos

Durante o seminário, foram apresentados projetos como Linguagem Simples, Autodefensoria, Eu me Protejo, Emprego Apoiado, Selo de Acessibilidade, Acessibilidade Carioca e Núcleo de Projetos Especiais (Nupe). A Prefeitura do Rio também comemora um ano da implantação dos Grupos de Atendimento Interdisciplinar Ampliado (Gaia), que aproximou a SMPD da política de assistência.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-de-um-motorista-de-onibus_209478185.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=45ecb26e-2f9b-47ae-a739-40624ab85fc0

Postagens relacionadas