Início Política Políticas Públicas para as Mulheres de Belém: Prefeitura lança Plano Municipal atualizado

Políticas Públicas para as Mulheres de Belém: Prefeitura lança Plano Municipal atualizado

por Plataforma dos Municípios
Políticas Públicas para as Mulheres de Belém

Políticas Públicas para as Mulheres de Belém tem por objetivo a luta e resistência diária por garantia de respeito e direitos

Com o objetivo de celebrar a data de luta e resistência diária por garantia de respeito e direitos, o Dia Internacional da Mulher, celebrado na quarta-feira, 8, o Centur e a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), lançou a revisão do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Políticas Públicas para as Mulheres de Belém

O lançamento de Políticas Públicas para as Mulheres de Belém foi marcado pela Feira das Empreendedoras, onde aproximadamente 90 mulheres fizeram uma exposição com comercialização de produtos confecionados por elas.

Sobre isso, a artesã Andreza Cristina do Rosário, 36 anos, trabalha com produtos para festas personalizadas há sete anos e participa pela primeira vez da Feira das Empreendedoras.

“Eu, junto com o grupo de mulheres Empodere-se, de Marituba, fomos convidadas pela Prefeitura de Belém para participar aqui e está sendo uma honra. Está aqui demonstra o reconhecimento do nosso trabalho.”

Ela disse ainda que todas são merecedoras de tudo e que são capazes de chegar aonde quiserem.

Já a empreendedora Daiana Furtado, 41 anos, afirmou que a data que reverencia as mulheres é bastante significativa. Ela trabalha com produção de aromatizantes de ambientes há três anos, junto com a irmã Dislene Furtado.

Daiana recorda que sempre ouviu a história de que mulher é um sexo frágil e que são os homens que podem e sabem.

“Mas, graças a Deus, com a luta histórica de muitas mulheres lá atrás, a gente continua a luta pra sempre mostrar que nós somos capazes.”

Revisão do plano

Foram mais de nove anos sem a revisão necessária desta política pública com a finalidade de garantir a conquista de direitos e melhorias. Contudo, em setembro 2021, a Conferência Municipal de Mulheres, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Combel, reuniu mais 260 mulheres de diversos movimentos e segmentos, que debateram os tópicos que precisam ser mudados e atualizados, de acordo com a nova legislação e novos contextos sociais.

O Plano traduz o compromisso do executivo municipal de enfrentar as desigualdades entre mulheres e homens do município, por meio de ações e políticas públicas para uma cidade com mais equidade, menos violência e respeito dos direitos para todas.

Segundo a titular da Combel, Lívia Noronha:

“O Plano Municipal de Políticas para Mulheres revisado é resultado da quarta Conferência Municipal  de Políticas Para Mulheres. Agora estamos apresentando com as políticas que estamos desenvolvendo e as políticas que nós vamos desenvolver.”

Lançamento da revisão

Os três eixos apresentados no lançamento da revisão do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres foram os seguintes:

  • Política nacional estadual e municipal das mulheres, avanços e desafios e papel do estado e município na gestão de políticas para mulheres;
  • Sistema nacional de políticas para mulheres, propostas, instrumentos de gestão, estratégia de institucionalização,  regulamentação e implantação no sistema;
  • Políticas públicas temáticas para mulheres.

Luta por garantia de direitos e igualdade

A empreendedora e representante do Coletivo Pretas Paridas da Amazônia, Vanessa Mendonça, 29 anos, afirma que o momento é significativo para as mulheres do município.

“Esse momento representa que a gente está caminhando e com muita luta e resistência. É uma luta por direitos, por dignidade, direitos iguais, melhorias de emprego. Ser empreendedora e ser mulher nessa sociedade que é machista e racista é difíci. Mas, a gente está sempre em movimento.”

Programação Março Lilás

Por fim, na quinta-feira (9), a Prefeitura de Belém realizou a abertura do Março Lilás, campanha de combate e conscientização sobre o câncer do colo de útero e também disponibiliza a implantação de Dispositivos Intrauterinos (DIUs) no Hospital Geral de Mosqueiro.

Já no dia 11, ocorreu uma grande ação social no Bairro do Bengui, com a parceria entre diversas secretarias municipais, que disponibilizou cidadania e garantia de direitos para a população local.

*Foto: Reprodução/Unsplash (Christina @wocintechchat.com)

Postagens relacionadas