Políticas públicas sustentáveis foram tema do Side Event G20 by FDC e Conseplan, que ocorreu ontem (27), com autoridades de todo o território nacional e líderes dos países do G20
Começou na quarta-feira (25) o simpósio internacional Side Event G20 by FDC e Conseplan. Evento ocorreu em Minas Gerais com encerramento ontem (27/9). O foco foi debater e trocar experiências voltadas ao aprimoramento da implementação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.
Políticas públicas sustentáveis
A discussão sobre políticas públicas sustentáveis foi organizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan). Além disso, o simpósio incluiu também o Seminário do Conseplan, realizado no campus da FDC em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento reuniu autoridades de todo o Brasil, além de especialistas e líderes de países do G20.
Importância desse debate
A importância desse debate é o de contribuir de modo relevante para o desenvolvimento dos Estados e de todo o território nacional. Trata-se de uma cooperação global em prol da implementação efetiva de políticas públicas.
Boas práticas
Segundo a presidência do Conseplan, o evento tem como objetivo o de reunir as boas práticas nacionais de planejamento, de orçamento e trocar ideias sobre como vencer os desafios das políticas públicas e construir um orçamento de solidez fiscal, capaz de garantir recursos para investimentos estruturantes.
De acordo com a direção do FDC Gestão Pública, o objetivo é trazer um debate pragmático em relação aos desafios das forças-tarefa elencadas pelo G20. Ou seja, como de fato esses desafios podem e devem ser endereçados com foco na implementação de políticas públicas. O debate introduziu quatro pilares:
- planejamento com foco na implementação;
- transformação digital;
- transição justa;
- e governança global.
Conseplan
Por sua vez, o Conselho é formado por titulares das secretarias de Planejamento dos Estados, do Distrito Federal e de outros órgãos da área. A cada três meses, é feito o seminário do Conseplan, com a participação de secretários e representantes dos estados, com a finalidade de criar uma rede entre os técnicos estaduais, compartilhar e debater temáticas relacionadas a planejamento, orçamento e investimentos públicos.
Terceira edição
Esta já é a terceira edição apenas em 2024, com expectativa de público de 150 pessoas. O evento englobou discussões e workshops dos grupos de trabalho e reuniões entre os secretários.
Side Event G20
A iniciativa é promovida pelo grupo de trabalho T20, que integra o G20, e reúne think-tanks e centros de pesquisa dos países participantes e de outras nações convidadas. O grupo é responsável por realizar conferências, reuniões, além da organização de eventos paralelos.
Tais encontros emitem recomendações de políticas dentro das seguintes seis forças-tarefa:
- combate à desigualdade, à pobreza e à fome;
- ações climáticas sustentáveis e transições energéticas inclusiva; reformulação da arquitetura financeira internacional;
- comércio e investimentos para o crescimento sustentável e inclusivo; transformação digital inclusiva;
- fortalecimento do multilateralismo;
- e governança global.
Houve a expectativa de o evento contar com 300 líderes e servidores do governo federal, dos governos estaduais e municipais, especialistas seniores de organismos internacionais, pesquisadores de renome da área de gestão e políticas públicas, executivos de empresas e executivos de organizações não-governamentais (ONGs).
O Side Event G20 by FDC e Conseplan também tem a parceria da Universidade Federal de Tocantins (UFT), da Universidade de Genebra, a Fundação Ortega-Marañón e da associação Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei).
A programação está disponível aqui.
Fonte: Foto de freepik na Freepik