Portal Novo Viver sem Limite apresenta avanço das ações e orientação à política pública
No dia 25 de março, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou no Piauí ferramenta digital totalmente acessível e funciona como um observatório inclusivo e participativo, garantindo a transparência e o monitoramento de todas as 95 ações previstas no Plano Nacional da Pessoa com Deficiência
Portal Novo Viver sem Limite
Com a missão de mobilizar a sociedade brasileira, os estados e os municípios, das grandes capitais às comunidades rurais, para que possam aderir ao Novo Viver sem Limite, o governo federal lançou o portal, que é um ambiente digital e acessível para monitoramento de todas as 95 ações previstas no Plano Nacional da Pessoa com Deficiência. Com a presença do ministro Silvio Almeida, o lançamento do portal ocorreu no Piauí, primeiro estado a aderir ao Novo Viver sem Limite.
Plataforma já está no ar
A plataforma, que já está no ar, detalha todas as iniciativas do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que é coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O site funciona como um observatório inclusivo e participativo, que garante a transparência e o monitoramento das 95 ações promovidas pelo governo federal para garantir mais dignidade às pessoas com deficiência em todo Brasil.
Além disso, o portal disponibiliza notícias sobre o avanço das ações nos territórios e orienta sobre a pactuação ao Viver sem Limite. A plataforma apresenta também acesso ao planejamento, à implementação das políticas públicas e ao resultado das coalizões intersetoriais estabelecidas pelo plano nacional. O usuário poderá filtrar informações por eixos temáticos e por órgãos responsáveis e acompanhar a fase em que se encontra cada uma das ações previstas.
Acessibilidade
O portal conta com ferramentas de acessibilidade, incluindo o Suíte VLibras, que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em português para Língua Brasileira de Sinais (Libras). E todas as imagens do portal contam com audiodescrição (AD), um recurso de tecnologia assistiva que consiste na tradução de imagens em palavras e permite a inclusão de pessoas com deficiência visual.
Eixos do Novo Viver sem Limite
O Novo Viver sem Limite prevê R$ 6,5 bilhões de investimentos. A proposta atual prioriza ações para aprimorar a gestão pública e garantir recursos para gerar oportunidades de desenvolvimento regional de modo sustentável e inclusivo para as pessoas com deficiência.
O plano nacional é dividido em quatro eixos de atuação:
- gestão inclusiva e participativa;
- enfretamento à violência e ao capacitismo;
- acessibilidade e tecnologia assistiva;
- e promoção do direito à educação, à assistência social, à saúde e aos demais direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/C0CzMRnLBOS/