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Prefeitura de Xapuri (AC) adere à Lei Aldir Blanc

por Plataforma dos Municípios
prefeitura de xapuri (ac) adere à lei aldir blanc

Prefeitura de Xaputu lançou edital da Lei Aldir Blanc na última quinta-feira (17) e inscrições ocorrem até hoje (21)

Na última quinta-feira (17), o Diário Oficial do Estado do Acre publicou o edital da Prefeitura de Xapuri para a liberação de recursos referentes à Lei Aldir Blanc. A iniciativa do governo federal prevê um auxílio financeiro ao setor de cultura. O objetivo é apoiar os profissionais da área em todo o país, que sofreram com o impacto das medidas de distanciamento social em razão da pandemia de Covid-19.

Edital Lei Aldir Blanc em Xapuri

Segundo a Lei Aldir Blanc, o governo federal liberou R$ 3 bilhões para os estados, municípios e Distrito Federal. O montante poderá ser destinado à manutenção de espaços culturais, pagamento de três parcelas de uma renda emergencial a trabalhadores do setor, que tiveram suas atividades interrompidas. Além de instrumentos como editais e chamadas públicas para a apresentação de projetos.

No caso de Xapuri, a Prefeitura destinou R$ 143 mil, que serão aplicados na cultura local via edital. Os interessados, ou seja, pessoas que atuam na área de modo geral, podem se inscrever até hoje (21 de dezembro), na Secretaria Municipal de Cultura e Esportes. A previsão é de que os recursos sejam liberados até o fim do ano.

Além disso, o edital visa atender as áreas de subsídio a espaço cultural, projetos culturais atuantes no município. Também pretende ajudar artesãos reconhecidos pela sociedade e ainda premiará as lives musicais. Esta última categoria visa atender a difusão de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais.

Valores repassados às atividades que serão desenvolvidas

1 – Subsídio a espaço cultural no município

Valor: R$ 10.000,00 por espaço

Total de espaços beneficiados: 2

2 – Lives musicais

2.1 – Bandas: acima de 4 componentes – R$ 5.000,00 por banda

Total de 10 bandas beneficiadas

2.2 – Duplas/Trios – R$ 3.000,00 por dupla ou trio

Total de 8 duplas ou trios beneficiadas

2.3 – DJ/Solo R$ 2.000,00 por Di/solo

Total de 4 Di/solos beneficiados

3 – Projetos culturais atuantes no município (Capoeira, dança, teatro, grafite, pintura artística e outras)

Valor: R$ 4.000,00 por projeto

Total de 8 projetos beneficiados

4 – Artesãos reconhecidos pela sociedade

Valor: 3.014,25 por artesão

Total de 3 artesãos beneficiados

Totalizando: R$ 143.042,75 (cento e quarenta e três mil, quarenta e dois reais e setenta e cinco centavos).

Inscrições

Vale reforçar que as inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente por meio do site da Prefeitura Municipal de Xapuri.

Lá, está disponibilizada as fichas para impressão, que deverão ser preenchidas entregues pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Eventos de Xapuri, junto aos documentos exigidos no item 5 do edital.

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