Início História Prêmio Camões 2020 homenageia acadêmico português

Prêmio Camões 2020 homenageia acadêmico português

por Plataforma dos Municípios
prêmio camões 2020 homenageia acadêmico português

Grande vencedor do Prêmio Camões 2020 foi o professor português Vítor Aguiar e Silva

O escritor português Vítor Aguiar e Silva foi o vencedor deste ano do prêmio Camões, considerada a mais importante distinção pelo conjunto da obra da literatura em língua portuguesa.

Prêmio Camões 2020

O ganhador deste ano possui uma carreira acadêmica voltada ás universidades do Minho e de Coimbra. Nesta última ele obteve o doutorado em literatura portuguesa. Além disso, Aguiar e Silva se especializou em obras de teoria literária e no estudo de autores clássicos, principalmente no autor de “Os Lusíadas”, que dá nome ao prêmio.

Instituto Camões

Todavia, o acadêmico português de 81 anos de idade foi um dos fundadores do Instituto Camões. O espaço é ligado à promoção da língua portuguesa no exterior. Em solo brasileiro, a editora Leya editou seu último livro, “Dicionário de Luís de Camões”.

Júri

De acordo com a imprensa de Portugal, o júri do Prêmio Camões 2020 reconheceu “a importância transversal da sua obra ensaística e o seu papel ativo relativamente às questões da política da língua portuguesa e ao cânone das literaturas de língua portuguesa”.

Além disso, Aguiar e Silva é uma voz ativa contra o acordo ortográfico de 2009, que procurou aproximar a escrita do português em países lusófonos.

Qual o propósito do prêmio?

O Prêmio Camões 2020, assim como nas outras edições tem o propósito de celebrar de modo igualitário os escritores que utilizam o idioma. Portanto, a premiação tem uma tradição de revezar autores portugueses, brasileiros e de países da África lusófona.

Na edição do ano passado, o grande vencedor foi o escritor, cantor e compositor Chico Buarque. À época, ele aceitou a distinção por vídeo, já que o presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar seu diploma, que para o intérprete de “Cotidiano” foi como ganhar “um segundo prêmio Camões”.

Outros ganhadores brasileiros

Em 32 anos de história do prêmio, outros autores brasileiros também foram contemplados. É o caso de Raduam Nassar, ganhador da edição de 2016. Outros escritores foram: Lygia Fagundes Telles Ferreira Gullar, Rubem Fonseca e Dalton Trevisan.

Além dos brasileiros, outros vencedores foram o angolano Pepetela, o moçambicano Mia Couto e os portugueses José Saramago e António Lobo Antunes. Todavia, o último conterrâneo de Aguiar e Silva a conquistar o prêmio foi o autor Manuel Alegre, em 2017.

História do prêmio Camões

Criado em 1988, pelos governos do Brasil e de Portugal, o prêmio concede ao vencedor 100 mil euros divididos entre os dois países.

Nesta edição, o júri foi formado pelos brasileiros Antonio Cícero e Antonio Carlos Hohlfeldt, os portugueses Clara Rowland e Carlos Mendes de Sousa e, representando a África lusófona, Tony Tcheka e Nataniel Ngomane.

*Foto: Divulgação

Postagens relacionadas